Ouvidor está empenhado em combater a gripe A (H1N1) e dois subtipos comuns
A campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1) e outros dois subtipos comuns acontece em todo o país desde o dia 22/4. Em Ouvidor, assim como em todos os municípios que compõe a região, a vacinação já começou e sem qualquer comprometimento. A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da cidade, Cirliane Claudine da Silva, contou que espera que o público alvo seja atendido em sua totalidade para o sucesso da iniciativa. A pequena cidade conta com 5,467 habitantes segundo o Censo de 2010.
O governo federal, que é quem disponibiliza as doses das vacinas, estrategicamente, iniciou o programa de imunização junto com o período chuvoso que antecede o inverno. O principal objetivo da ação é reduzir a mortalidade e complicações causadas pelas infecções pelo vírus da influenza. A vacina estará disponível em todos os postos e unidades de saúde.
“O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe são pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até menos de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), principalmente”, explicou Cirliane. Ainda fazem parte da etapa de vacinação trabalhadores da saúde, pessoas com morbidades (com prescrição médica), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. “Não se esqueça de levar o cartão de vacina”, acrescentou Cirliane.
O governo assegura que a vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.
Em Catalão, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, tudo transcorre dentro da normalidade e alerta a população que não deixe para buscar na última hora a vacina que é gratuita. Ele contou que aproximadamente 18 mil pessoas devem ser imunizadas na cidade até o dia 9 de maio, data do encerramento dessa etapa em todo o país.
Os gestores municipais do programa deixam claro que todos os postos de saúde estão aptos a receber o público-alvo, de segunda a sexta e em horário comercial. O próximo sábado, dia 26, acontece o ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a gripe.
Por: Gustavo Vieira