Sem categoria

MPGO APOIA CAMPANHA DA PREFEITURA DE GOIÂNIA QUE ESTÁ ARRECADANDO ITENS DE HIGIENE PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA

Spread the love

MPGO APOIA CAMPANHA DA PREFEITURA DE GOIÂNIA QUE ESTÁ ARRECADANDO ITENS DE HIGIENE PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA

No MPGO, local de arrecadação será no saguão do edifício-sede

O Ministério Público de Goiás (MPGO) está apoiando a campanha Bolsa com Afeto, que está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Goiânia. O objetivo é arrecadar bolsas em bom estado de conservação contendo itens de higiene e de beleza para serem doadas às mulheres em situação de rua assistidas pela Casa de Acolhida Cidadã II, pelo Centro Pop e aquelas que permanecem nas ruas.

No MPGO, o ponto de coleta dos itens, como sabonete, pasta dental, escova de dente, pente, absorvente, hidratante, protetor solar, desodorante, xampu, condicionador, álcool em gel, ou mesmo um batom, será no saguão principal do edifício-sede. Já o ponto de coleta da Prefeitura está instalado na sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, na Rua 74 nº 423, Edifício Popular, no Centro.

Esta é uma das iniciativas desenvolvidas pelo MPGO em celebração ao Mês da Mulher. A arrecadação está sendo articulada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, em conjunto com a Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional, Núcleo Estadual de Gênero e as Superintendência de Gestão em Recursos Humanos e de Administração do MP. Os itens serão arrecadados até o dia 28 de março.

Uma cerimônia de entrega dos itens arrecadados a representantes da Secretaria da Mulher acontecerá no dia 29 de março, às 15h30, na sede do MPGO.

Mulheres correspondem a 19% da população de rua da capital


Segundo a pesquisa Censo POP Rua 2019, realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência (Necrivi), sobre o perfil da população de rua em Goiânia, existem 353 pessoas morando nas ruas da capital, entre idosos, adultos, adolescentes e crianças. As mulheres em situação de rua correspondem a 19%.

Essa população enfrenta vários problemas de saúde públicas, evidenciadas pela pandemia de Covid-19. Alguns atingem diretamente as mulheres, especialmente as que vivem em situação de rua, como a falta de acesso a produtos básicos de higiene íntima, como absorventes.  (Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO, com informações da Prefeitura de Goiânia)