Sem categoria

Governador zera taxa de água consumida pelos pobres por 90 dias

Spread the love

Coronavírus: Camilo Santana zera taxa de água a pobres do Ceará por 90 dias

Governador petista anuncia pacote de benefícios para amenizar efeitos econômicos da quarentena no estado; Bahia e RN anunciam medidas na área da saúde
23/03/2020 14h05
Roberta Aline

Camilo Santana

Enquanto a aprovação do despreparado presidente Jair Bolsonaro afunda em meio à crise do coronavírus, a atuação dos governos estaduais, em especial no Nordeste, ganha cada vez mais o respaldo da população. Depois de Bahia e Rio Grande do Norte anunciarem medidas firmes para garantir atendimento médico às possíveis vítimas da pandemia, agora é a vez do Ceará apresentar um pacote de benefícios para pessoas atingidas no estado durante a quarentena.

O anúncio, feito pelo governador Camilo Santana (PT) neste domingo (22), prevê a suspensão por 90 dias (abril, maio e junho) da cobrança de água para consumidores de baixa renda; a suspensão por 90 dias da cobrança da tarifa de contingência; além do lançamento de edital para artistas, que passarão a fazer apresentações on-line enquanto durar a quarentena.

Conforme explicou o governador petista , a suspensão da cobrança de água vai atingir 338 mil famílias em Fortaleza e Região Metropolitana. “Para todos os clientes padrão básico, estou isentando da conta de água por 90 dias: abril, maio e junho. Serão 338 mil residências, quase 1,5 milhão de pessoas beneficiadas. Isso é para clientes de padrão básico, que consomem até 10 metros cúbicos de água por mês”, explicou Santana, durante transmissão ao vivo em suas redes sociais.

O número de casos confirmados de pacientes com coronavírus no Ceará subiu para 125 de acordo com novo boletim epidemiológico divulgado neste domingo pela Secretaria da Saúde

Bahia e Rio Grande do Norte

 

Além das ações em conjunto previstas para acontecer em toda a região, a partir de decisões tomadas pelo Consórcio Nordeste, Bahia e Rio Grande do Norte já estão se prevenindo para que uma crise na saúde pública não chegue aos estados.  “Nós requisitamos, por meio de portaria, o prédio desativado do Hospital Papi, os 150 leitos e toda a estrutura que estão lá dentro.”, publicou a governadora do RN, Fátima Bezerra.

A medida, segundo a governadora, é importante porque “a gente precisa ampliar urgentemente o atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados, pois  o número de casos está aumentando”. 0

Na Bahia, Rui Costa, realizou reunião com toda a sua equipe para analisar a lei de garantia de leitos hospitalares para os possíveis pacientes do coronavírus. “Já fizemos uma verificação de vários hospitais e vamos reativar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Interior do Estado”.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações de O Globo