ABRAÇO-GO REALIZA CONGRESSO E DEFINE AÇÕES PARA O NOVO TRIÊNIO
Postado em 15 abril 2014 por Coordenação
A Abraço-GO realizou o seu congresso estadual no Auditório Costa Lima da Assembléia Legislativa em Goiânia, em busca de uma nova Lei para as rádios comunitárias através de um projeto de iniciativa popular. A entidade elegeu sua nova diretoria para o triênio 2014/2017, e definiu os 20 delegados para o VIII Congresso Nacional da Abraço, que acontece no mês de maio em Brasília. No evento foram abordados assuntos como: a comunicação como um direito humano; a conjuntura nacional do movimento de Radcom’s; o VIII Congresso Nacional da Abraço; a forma de estruturação do sistema de comunicação no Brasil e os conteúdos ideais para as rádios comunitárias.
O coordenador da Abraço-GO, Valdeci Borges acredita que o ano de 2014 será positivo para as rádios comunitárias, pois os setores governamentais estão entendendo a importância destes veículos. “Será interessante, pois sendo um ano eleitoral poderemos trazer a pauta das rádios comunitárias para dentro do debate político, em especial o projeto de iniciativa popular que visa alterar substancialmente a lei atual”, afirma Valdeci.
O Coordenador Executivo da Abraço Nacional , José sóter, falou sobre conjuntura de Radcom, a Abraço no Brasil e o VIII Congresso da Abraço.Um grupo de 40 estudantes de jornalismo(observadores) da UFG participou do congresso, inclusive, filmando o evento que será disponibilizado a todos via You Tube. O professor Nilton José da Universidade Federal de Goiás – UFG, propôs estabelecer parceria com a Abraço para fazer capacitação, bem como o jornalista Luiz Parahyba(militante do movimento e colaborador da Abraço-Go).
A produtora do programa Sintonia Sesc Senac, Adriana Vieira, falou sobre produção radiofônica, acompanhada da equipe do Sesc-GO. O secretário de governo, Joaquim de Castro informou que com a decisão do TCE, o governo estadual vai chamar a Abraço pra discutir detalhes da distribuição de mídia pública para as radcom’s.
As resoluções do Congresso da Abraço-GO foram:eleger no estado as coordenações regionais; iniciar processo de capacitação dos radialistas comunitários quanto à gestão e programação comunitária e produção radiofônica; fazer ampla campanha para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para as rádios comunitárias.
Composição da Diretoria da Abraço-GO:
Coordenador Executivo: Valdeci Borges -Iporá
Coordenadora Financeira: Maria das Graças – Caldas Novas
Coordenador de Formação: Mamede Leão – Ouvidor
Coordenador de Relações Institucionais: Haroldo Naves – Campos Verdes;
Coordenador Jurídico: José Kafino – Davinópolis;
Coordenador de Organização e Mobilização: J. Araújo – Águas Lindas;
Coordenador de Comunicação e Marketing: Nara Castelo- Abadia de Goiás;
Coordenador de Gênero e Etinia: Deuselina Teles-Cocalzinho de Goiás;
Coordenador de Meio ambiente e Desenv.sustetável: Zequinha aleluia – São Miguel do Passa Quatro
Coordenador das Regionais: Lucimeire Camargo – Chapadão do Céu.
Suplentes:
Ruy Júnior – Iporá
Dorival Salomé de Aquino – Goiás
Joelma santos – Morrinhos
Fiscal:
Antonio de Pádua soares – Acreúna
Izay Silva – Matrinchã
Edmar Silva – Anápolis
Suplentes C. fiscal:
Gilmar Morais – Montes Claros
Roberto Alcântara -Caldas Novas
Edivan MiraNDA – Arenópolis
Conselho de Ética:
Adelson Teles – Posse
Silvio Marques – Santa Helena
Vilton Pereira – Iporá
Suplentes do Conselho de Étca:
Padre Alberto- Aragarças
Ivan Vieira – Trombas
Valdir Barbosa- Rubiataba
Bruno Caetano
Da Redação
Fonte: Abraço Goiás