SIMECAT lança campanha salarial da John Deere e exige redução de jornada de trabalho
A principal pauta de reivindicações das centrais sindicais para este ano é a votação da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Em discussão na Câmara dos Deputados desde 1995, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 231/95 está até hoje em condições de ser votada em primeiro turno pelo Plenário. Desde então, já houve 12 requerimentos de inclusão da proposta na Ordem do Dia.
Além de reduzir as horas trabalhadas, o texto propõe também a elevação da hora extra de 50% para 75% sobre o valor da hora normal, e dá outras providências. A última redução da jornada de trabalho ocorrida no País foi na Constituição de 1988, quando as horas trabalhadas passaram de 48 para 44 horas semanais.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) também luta por esse benefício que, inclusive, entrou em pauta de negociação salarial dos trabalhadores da montadora John Deere, durante assembleia geral realizada no dia 14 de abril.
A aprovada por todos os trabalhadores da empresa o SIMECAT deu início a campanha salarial 2014 com o título: “Trabalhador Unido só Marca Gol de Placa”. O slogan é alusivo à Copa do Mundo que será realizada na segunda quinzena do mês de junho desse ano no Brasil.
A campanha reivindica, segundo o sindicato, 15% de reajuste salarial, aumento do vale alimentação para R$ 350,00, fim do banco de horas, a tão sonhada redução das horas trabalhadas e vários outros benefícios.
Mobilização
A mobilização dos trabalhadores da John Deere começou antes mesmo do lançamento oficial da campanha. Na manhã do dia 14, houve uma caminhada pelo distrito industrial seguida de uma paralisação na porta da fábrica. Uma grandiosa assembleia foi realizada com a presença da Força Sindical Goiás, dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Horizontina/RS e Montenegro/RS, cidades que abrigam unidades da empresa, Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda/RJ e representantes da CNTM/Força, CNM/CUT e DIEESE. (Fonte: SIMECAT).
Por: Gustavo Vieira/Foto: SIMECAT