Festa do Rosário ou CRAC de Catalão? Ou os dois?
Imagem: G1 notícias
Gente boa do Blog, chegou ao fim a maior festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário do Brasil, a que possui a maior expressão de ternos de Congos do País. Ela atraiu para o município milhares de devotos, comerciantes, populares, enfim gente do Brasil inteiro que vem apreciar a grande expressão de fé, a tradição e o contato com o que há de mais puro na expressão popular chamada Congadas!
Pois bem, para os mais de 5 mil dançadores dos ternos de Congo, são mais de 30 ternos organizados que ensaiam e se preparam na maioria das vezes nos quintas da casas dos capitães e ou em um dos dançadores ou na porta da rua mesmo, foi disponibilizado pelo poder público municipal 125.000 reais para a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, pela primeira vez é verdade, do poder público estadual nenhum real até agora chegou.
Foto: Redes Sociais
Verdade é que a tradicional Festa do Rosário nunca recebeu de nossas autoridades o devido respeito e investimentos, muito pelo contrário, o poder público municipal acaba é por “ganhar” dinheiro com a festa, e já vou logo esclarecendo, antes que os ‘cães de guarda” apareçam e comecem a me atacar.
Não estou me referindo apenas a atual administração, historicamente falando, todos os prefeitos se utilizaram da Festa, dos Congadeiros, das inúmeras manifestações culturais para tirar proveito político e pouco fizeram no sentido de criarem as condições para que os dançadores, aqueles que realmente fazem a beleza da festa e veneram a Santa, Nossa Senhora do Rosário.
Quantos pares de tênis foram doados a eles?
Quantas roupas foram feitas e dadas a eles?
Quantos pares de meia?
E os instrumentos musicais, os tambores que rufam e fazem a memória da gente lembrar dos milhares de escravos que foram mortos, torturados, para construir esse país e logo nosso estado, quantos foram comprados?
Agora imaginem vocês, para o CRAC de Catalão, que é um time particular, foram um milhão de reais por ano.
E para as Congadas? 125.000 mil!
Qual é mais importante? qual merece mais investimentos?
As Congadas não mereciam o mesmo valor do doado ao CRAC?
Se tem para o CRAC não tem para as Congadas?
Foto: Blog do Mamede