Sem categoria

História em pedaços!

Spread the love
A Academia Catalana de Letras presenciou,
no último sábado, a Caminhada Agostiniana, no centro da cidade, em alusão aos 98 anos do Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus.
Quem viu os estudantes em livre caminhada, pelas avenidas de Catalão, não deixou de se emocionar relembrando a admirável história daquele educandário. Uma sementinha lançada há quase um século e que frutificou…
Tudo começou em 1920. Catalão contava com apenas 3.000 habitantes, possuindo um grupo escolar com pouco mais de 100 alunos e um colégio dos padres que logo se fechou.
Nessa época,  o vigário de Catalão, Monsenhor Souza, liderou um movimento junto ao bispo da Diocese de Goiás,  buscando aqui fundar um estabelecimento de ensino para moças. Conseguiram trazer da Espanha cinco religiosas agostinianas que aqui chegaram em fevereiro de 1921: Madre Natividade Gorrochategui, Madre Mercedes Iriarte,  Soror Esperança Guarrido,  Soror Paz Hernandez e Soror Inês Lopes.
Elas receberam,  de doação,  uma das maiores e mais velhas residências da cidade, antiga morada do vigário,  onde começaram imediatamente a organizar um educandário feminino.
Na verdade, havia apenas uma sala de aula na entrada do velho casarão. Nela colocaram uma mesa para a professora,  6 carteiras grandes e alguns bancos pequenos. Assim começou o Colégio N.S. Mãe de Deus em julho de 1921. Somente em 1935 construiu-se um novo prédio,  a princípio só térreo,  ocasião em que o internato superava 150 alunas.
A partir de então, com uma administração admirável por parte das diretoras, o Colégio comprou terrenos adjacentes,  aumentando largamente o patrimônio, construindo um prédio novo e uma capela.
Mas, a sua maior construção foi no campo intelectual. Os catalanos devem muito às madres agostinianas pelo esforço despendido na formação de seguidas gerações. Parabéns ao Colégio Mãe de Deus pelo transcurso dos 98 anos de existência!