História em pedaços!
A Academia Catalana de Letras ressalta que,
Antigamente em Catalão pouquíssimas pessoas sabiam ler e escrever. A assinatura mais usada pelos moradores era a digital do polegar e, às vezes, como garantia, um fio do bigode.
Pesquisa aponta que, mais de 90% dos catalanos eram analfabetos no início do século passado. Com isso, a população era ignorante no sentido mais puro e verdadeiro do termo. Não por acaso foi o período mais sangrento do município, quando a violência cotidiana dizimou famílias e contaminou a sociedade. A lei era ditada pelo mais forte e mais bem armado, em todas e quaisquer divergências.
Entretanto, foi o período em que surgiram as pequenas escolas, internatos e externatos em Catalão. Em julho de 1921, por exemplo, foi inaugurado o Colégio Mãe de Deus que se tornou o guardião da educação na cidade. Com o tempo, as crianças e jovens foram sendo alfabetizados, formando uma nova geração de catalanos, mais civilizada, tolerante e menos violenta.
Hoje a situação é inversa: pouquíssimos habitantes de Catalão não sabem ler e escrever. Assinatura com o polegar virou coisa do passado.