História em pedaços
A Academia Catalana de Letras registra que,
em meados dos anos 1950, o local onde hoje está a Praça Duque de Caxias, era apenas um terreno baldio, com sinais de algumas sepulturas antigas e um tosco barracão servindo de quartel para o Tiro de Guerra. Tudo indica que, ali deve ter sido o cemitério mais antigo de Catalão.
Bem em frente, havia a Rua das Sete Casas, com um luxuoso prostíbulo de propriedade da famosa Maria Fernandes. Grande parte da rapaziada catalana, além dos costumeiros boêmios, frequentava a Maria Fernandes.
Mais tarde, no início da década de 1970, a prefeitura removeu as antigas ossadas do cemitério e inaugurou a Praça Duque de Caxias com busto do general, o que deve ter agradado os militares no poder.
Quando veio a abertura política nacional, em 1984, um vereador de Catalão quis mudar o nome da praça para Praça Juscelino Kubitschek, alegando que Duque de Caxias nunca teve nada com Catalão. Mas, outro vereador,mais irônico, propôs Praça Maria Fernandes, que tinha mais a ver com Catalão do que JK.
A discussão se alongou, ampliou, esquentou e nada mais foi alterado. Continua Praça Duque de Caxias o local do cemitério mais velho de Catalão.
|