Sem categoria

Garoto catalano é campeão brasileiro de dança de rua e se prepara para o mundial em Portugal

Spread the love

2014-03-25 16.10.06

O breakdance está com tudo na terra no pequi. Também chamado de breaking, ou dança de rua no Brasil, a atividade surgiu nos anos 80 em Nova Iorque, Estados Unidos, e rapidamente se disseminou em todo o mundo.

Os chamados b-boys e b-girls (feminino), breakdancer ou breaker, são verdadeiros artistas corporais desse ritmo musical que mais parece envolver artes marciais que propriamente passos de dança. E o que tem haver o reduto da música sertaneja com isso?

É que Catalão ostenta uma pérola nada mais nada menos que campeão brasileiro de dança de rua. Marcos Pedro, ou Son Sonek, como é conhecido por sua galera em todo o país, tem apenas 10 anos de idade e é um dos talentos descobertos pelo ritmo no Brasil. Ele se mostra apaixonado pela atividade que prática há três anos e disse estar muito feliz pelo que conseguiu. “Eu tenho muito o apoio do meu pai e da minha mãe. Fui influenciado mesmo pelo meu pai que também dançava quando mais novo. Ele quem me ensina e uso também ver vídeos na internet para me inspirar e aprender coisas novas. Agora, sou campeão brasileiro de breaking e estou mais do que feliz por isso”.

O feito foi conseguido muito recentemente em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 23 de março. Sonek participou da 3ª edição do festival Breaking Combate da cidade paulista e levou para casa o título na categoria Powermove (movimentos de energia), que disputou com rivais de todas as idades. O garoto também ficou em segundo lugar em outra batalha e as conquistas garantem a ele vaga para o mundial em Portugal, que será realizado nos dias 26 e 27 de junho.

Thiago Mendes, pai de Sonek, destacou que incentiva o filho a praticar essa modalidade de dança desde que ele tinha sete anos de idade.  “Sou eu que dou aulas para meu filho, mesmo não tendo mais tanta desenvoltura assim. Eu também era b-boy quando mais jovem e para cuidar da minha família tive que deixar de lado essa paixão. Hoje me orgulho de ver meu filho fazendo o que eu tanto queria para meu futuro”, ressaltou Mendes.

Para não perder a oportunidade de trazer de Portugal o título de campeão mundial de breaking, Sonek, acompanhado de seu pai, participou da 8º sessão ordinária da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira, 25.

Eles aguardavam o resultado do requerimento do vereador Daniel do Floresta (PMDB) apresentado anteriormente na Casa, que visa dar incentivo ao garoto e a outros esportistas da cidade. “Eu apressei é R$ 8.700 só a viagem, mais R$ 1.300 para a alimentação e a estádia eles já tem tudo arrumado. Então, estou tentando ajudar o menino através do município e pretendo que o prefeito olhe com atenção esse caso. Aqui não tem apadrinhamento não, só os melhores do mundo concorrem nessa modalidade e nós temos um catalano para nos representar lá fora”, disse Floresta.

Mendes disse ter pedido apoio ao vereador e a outros nomes políticos do munícipio e implora ajuda para que o filho não perca a oportunidade de concorrer ao título que seria inédito para Catalão, inclusive, para o Brasil. Ele deixou claro durante a entrevista não ter condições financeiras para isso.

 

Por: Gustavo Vieira