Semmac realiza campanha de orientação ao uso sustentável e conservação da água
Para debater problemas e buscar soluções relacionadas ao uso e à conservação de recursos hídricos, a secretaria municipal de Meio Ambiente de Catalão (Semmac) realiza entre os dias 17 a 28 de deste mês uma campanha pelo uso sustentável da água; alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
O projeto Água Bem Cuidada: Consciência Limpa, tem por objetivo principal educar e mostrar a população local a necessidade do uso racional desse bem natural e agora entendido como limitado.
O secretário da Pasta, Marcelo Mendonça explicou que é de grande importância que sejam estudadas novas estratégias de uso sustentável da água nos dias de hoje e que, setorialmente, é isso que está sendo feito em Catalão através da iniciativa.
“Economizar água é muito importante, mas não é só isso. Precisamos entender não devemos poluir esse bem público e esgotável. Isso porque a quantidade de água que existe hoje é a mesma de milhares de anos atrás, ou seja, o seu uso inadequado é que limita que todos possam recebê-la, inclusive, com qualidade”, explicou Mendonça.
Durante uma palestra titulada Mesa Redonda – Cerrado: Berço das Águas, realizada no auditório da Prefeitura na tarde desta quinta-feira (20), o secretário contou ainda que a educação ambiental torna-se fundamental para disseminar novas estratégias através da sociedade. Ele acrescentou também que a disseminação de técnicas de baixo custo de uso sustentável da água, juntamente com o cuidado de todos, podem contribuir para que esse recurso imprescindível não falte por vários anos.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) o desconhecimento, a falta de orientação e informação aos cidadãos são os principais fatores que levam ao desperdício que ocorre na maioria das vezes, nos usos domésticos, ou seja, na nossa própria casa. Existem também as perdas decorrentes da deficiência técnica e administrativa dos serviços de abastecimento de água, provocadas, por exemplo, por vazamentos e rompimentos de redes. Essas perdas também se devam à falta de investimentos em programas de reutilização da água para fins industriais e comerciais, pois a água tratada, depois de utilizada, é devolvida aos rios sem tratamento, em forma de efluentes, esgotos e, portanto, poluída. Estima-se que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%.
O projeto Água Bem Cuidada: Consciência Limpa, conta com Eco Blitz nas principais ruas e avenidas de Catalão e palestras nas escolas da rede municipal, estadual e particular até o dia 28. Nesta sexta-feira, 21, haverá uma apresentação cultural na Praça Getúlio Vargas, às 9 horas, e no sábado, 22, atividades esportivas devem agitar o dia que é voltado a se lembrar da importância de se cuidar da água.
Por: Gustavo Vieira