Em MS vereadores são presos por corrupção, já em Catalão…
Gente boa do Blog, nesta semana, três vereadores foram presos e afastados do cargo na cidade de Dourados (MS).
Segundo o Jornal local Correio do Estado e o portal de notícias “Dourados News”, os três vereadores foram afastados e presos na Operação Cifra Negra.
Segundo informações, a operação é desdobramento das ações Telhado de Vidro e Argonautas e investiga crimes do “colarinho branco”, entre eles fraude à licitação e corrupção na Câmara da cidade há pelo menos oito anos.
As investigações indicaram que várias licitações tinham “carta marcada” de empresas que agiam juntas. Algumas delas, inclusive, se quer existiam de fato.
“Sem a devida concorrência, os valores dos contratos oriundos destes processos se faziam exorbitantes”, afirma o MP. As empresas que participavam do esquema repassam propina mensalmente para servidores públicos, entre eles vereadores que presidiam a Casa de Leis.
Confira matéria completa:
Vereadores presos são afastados pela Justiça
A Justiça determinou o afastamento dos três vereadores presos na Operação Cifra Negra, desencadeada no dia 5 de dezembro, em Dourados. As informações são do portal ‘Dourados News’.
Além de Idenor Machado (PDSB) já havia feito o pedido na semana passada e teve o lugar ocupado por Maurício Lemes (PSB), os parlamentares Pedro Pepa (DEM) e Cirilo Ramão (MDB) deixarão temporariamente as suas funções na Casa.
Toninho Cruz e Marcelo Mourão assumem os postos de ambos, respectivamente.
O segundo conseguirá o cargo porque na mesma medida judicial, outro ex-vereador, Dirceu Longhi (PT), preso na Cifra Negra, desencadeada pelo Ministério Público e 2º Distrito Policial, acabou afastando também.
Na tarde desta quinta-feira (13), nova sessão extraordinária está agendada, para as 14h na tentativa de se votar a nova Mesa Diretora.
No mesmo encontro serão empossados os novos parlamentares e votado os pedidos de dois recursos da chapa 1, que tem como candidato à presidência Pedro Pepa e Cirilo Ramão como segundo suplente.
VOTAÇÃO
A 4ª sessão extraordinária visando a eleição para escolher os ocupantes da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Dourados foi agendada para a tarde desta quinta-feira (13).
O encontro foi anunciado nesta manhã pela assessoria da Casa de Leis e incluirá a votação de dois recursos e também a posse de suplentes dos vereadores presos Pedro Pepa (DEM) e Cirilo Ramão (MDB). Os novos ocupante são Marcelo Mourão (DEM) e Toninho Cruz (PSB).
Apesar de afastado, a chapa de Pepa continua registrada na Casa e pode ser votada.
A disputa pela diretoria da Câmara se tornou uma verdadeira novela. Pepa e Cirilo, presos, continuam sendo candidatos à presidência e 2ª secretaria no legislativo douradense.
A chapa “Legislativo Forte”, apoiada por 10 de 18 vereadores, até tentou substituir os candidatos presos, porém, o regimento da Câmara prevê registro dos blocos com antecedência de 48 horas à eleição.
Assim, disputam a presidência da Mesa Diretora os parlamentares Pedro Pepa e Alan Guedes (DEM).
A sessão é aberta à população e ocorre no plenário da Câmara de Vereadores às 14h.
Matéria publicada originalmente no site Correio do Estado.