Sem categoria

EPI’s devem ser entregues a funcionários da limpeza pública de Cumari

Spread the love

613

Há cerca de um mês foi reportada por esse veículo de imprensa a situação caótica em que se encontram alguns servidores públicos da cidade de Cumari, distante 33 quilômetros de Catalão.

A funcionária pública da área de limpeza urbana daquele munícipio, Leontina Aparecida de M. Gomes se queixou de uma série de dificuldades no trabalho, o que chamou de “descaso” e “perseguição” e culpou os gestores da cidade pela falta comprometimento com os mesmos.

2014-03-11 10.02.44

Em nome de seus colegas a mulher disse que fazem cinco anos que os varredores de rua e coletores de lixo desempenham suas funções sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que são exigidos por lei pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e outros materiais necessários à atividade.

A gari acusou o prefeito, Marco Antônio dos Santos (PSDB), popular Marquinho do Bento, de desprezar a categoria. “Nós trabalhamos todos os dias com a nossas roupas e calçados e devido a essa falta de cuidado duas garis estão afastadas por problema de pele, uma inclusive sofre mais com isso porque existe a suspeita de que ela esteja com câncer [de pele] em estágio inicial. Trabalhamos com a nossa roupa, sem proteção alguma e até de chinelo de dedo”, contou. Ela reforçou mais uma vez que a equipe da limpeza vem com frequência sofrendo perseguição no trabalho por parte do chefe de setor, de nome Lázaro Ivan.

2014-03-11 10.02.37

Em resposta às acusações Marquinho do Bento disse que todos os funcionários têm uniformes e que nem todos fazem uso dele. Contou também que novas vestes de trabalho devem ser entregues aos garis e recolhedores de lixo nesta sexta-feira, 14, e que considera um absurdo as queixas da funcionária. “Estou atento a tudo isso e devo consultar a lei orgânica do município para atendê-los. Eles pedem até filtro solar e não sei o porquê disso se trabalham com camisa da manga longa e de chapéu. Devem querer passar o produto no nariz e na boca, só pode ser”, ironizou Marquinho.

marquinho-do-bento

O prefeito garantiu a entrega dos materiais necessários dentro das possibilidades do munícipio e afirmou que caso algum trabalhador continue a exercer sua função sem os EPI´s, ele será submetido a processos administrativos e na persistência do desuso dos uniformes, o servidor poderá ser desligados de suas atribuições.

“Disseram inclusive que dois garis estão com problemas de pele por causa do sol, eles te mostraram algum atestado comprovando isso? Isso aí é perseguição política de meus adversários”, respondeu Marquinho ao ser indagado sobre a possibilidade de os garis que alegam ter adquirido problemas de saúde no trabalho, receberem atendimento médico gratuito na cidade.

A varredora Ironi Mesquita dos Reis (foto) foi encontrada por nossa reportagem no hospital de Cumari, mantido pelo próprio Executivo e reclamou do péssimo atendimento ali oferecido a ela e a quem mais precisar. “Isso aqui na minha pele contraí trabalhando no sol, sem os EPI´s. Não sei o que é, mas espero não ser nada grave”, exasperou a funcionária.

Leontina reforçou que continuará buscando melhorias para a classe e se comprometeu a repassar ao Blog do Mamede as novidades ou mesmices em torno do assunto.

 

Por: Gustavo Vieira

9 comentários sobre “EPI’s devem ser entregues a funcionários da limpeza pública de Cumari

  • Obs: O trabalhador exposto no sol por um período maior deve sim usar protetor solar por debaixo da roupa, porque pano não bloquei raios solares.

  • Esse bosta nao sabe o que fala, da uma vassoura pra mae dele ficar 8 horas por dia varrendo no sol quente.

  • essas garis estao precisando e mesmo de serem mandadas embora por justa causa nao trabalham ficam o dia inteiro falando mal da administraçao atual todas vtem uniforme a cidade inteira e testemunha disso criam doenças graves com mentiras que coisa feia esquecam que perderam seus votos na eleiçao passada nao vai adiantar de nada ficarem com essa revolta o Marquinho e o prefeito vcs queiram ou nao vao trabalhar vao ganhar o dinheiro de vcs com dignidade larga mao de querer prejudicar a administraçao nao vao conseguir so se metem a comentarios horrorosos a populaçao ta vendo tudo de perto nao adianta reportagem sem fundamento ate a reportagem acaba conhecendo as e ai sim vao ficar massssis sem credibilidade ainda diante da sociedade ganhem seu dinheiro com dignidade isso faz bem a alma se e que vcs tem algum sentimento humano tetam destruir as pessos sem nenhum escrupulo cuidado isso nao vem de deus faz hoje paga amanha sejam honestas e contem a verdade que todas ja ganharam uniformes mas que pouco usaram querem mais uniformes para guardar?

  • Boa tarde Gustavo.
    Estou aqui para relatar minha opinião sobre esse caso, que perdura bastante tempo mais sem nenhuma providencia. O que essas mulheres estão passando é um ABUSO, estou aqui na porta do meu serviço observando o trabalho delas. Agora são exatamente 15 h e 14 mim e pode vim aqui na praça central da cidade de Cumari que você vai se deparar com todas “elas” com suas vassouras SEM NENHUMA PROTEÇÃO e SEM UNIFORME trabalhando nesse sol quente. Agora uma “AUTORIDADE” vim questionar porque as garis querem protetor solar é demais, não é não?
    Toda pessoas esclarecida sabe que protetor solar, tem a função de proteger sua pele contra o sol para evitar futuras doenças. E pelo o que eu sabia protetor é sim de passar no nariz e na boca. Mais não é de assustar com a atitude dessa AUTORIDADE, quanto ao seu sionismo.
    Te convido também, a vir aqui em Cumari, e observar o trabalho dessas Garis.

  • olá boa tarde…acho muito engraçado vc marquinho responder essa enquete com tanta ironia….
    por não faz o serviço deles pelo o menos por um dia,ai vc saberá se vai precisar passar protetor solar na boca e no nariz…
    vc como politico tem mais é que defender seu povo,pois foi eles que te elegerem,e sendo mais não se paga maldade com outras maldades…seja politico humilde,seja humano,e faça sua competência valer a pena…te conheço muitos anos,e sei o quanto é um homem bom,então não deixe que os desprazeres da politico te torne um homem vazio e sem coração…
    faça seu mandato valer a pena…

  • na verdade o povo de Cumari esta esquecido pela a prefeitura este prefeito muito fraco o povo carente não merece passa por essa humilhação não tem Remédio não tem nada nada nada nada essa e verdade povo de Cumari tem fé em deus que tudo esto vai acaba grassa a deus que o povo Cumari e trabalhadores deferente do prefeito honra seu trato com o povo você e muito fraco você não deu conta pede pra saí ass povo

  • na verdade o povo de Cumari esta esquecido pela a prefeitura este prefeito muito fraco o povo carente não merece passa por essa humilhação não tem Remédio não tem nada nada nada nada essa e verdade povo de Cumari tem fé em deus que tudo esto vai acaba grassa a deus que o povo Cumari e trabalhadores deferente do prefeito honra seu trato com o povo você e muito fraco você não deu conta pede pra saí ass luiz

  • Sou prova que eles já receberam sim os uniformes, e não usam essa novela de garis aqui em Cumari já faz muito tempo…antes elas trabalhavam de madrugada por causa do sol.. ai elas mesmas foram reclamar no MP, e o mesmo disse que era errado pois deviam cumprir as 8 horas de serviço diário… Queria que vc Gustavo, olhasse o trabalho delas com mais atenção aqui também…pois elas que fazem perseguição são apaixonadas não aceitam a prefeitura mudar de prefeito ou melhor de grupo político..vc deveria fazer uma consulta aos cumarinos ai sim vc vai saber da verdade…pois esse jogo de empurra empurra…mas uma coisa é certa toda a população de cumari sabe que elas não prestam um serviço de qualidade e ainda ficam só de esquina em esquina falando mal de políticos…Essa Leontina é a mais comédia de todas!!! por favor vem aqui e procure a população que é imparcial a essa questão politica!!! Eu mesmo tenho provas d que elas tem uniformes…

    • Gostaria de deixar bem claro que independentemente de partido político é preciso ser homem e suficiente para reconhecer as falhas dessa administração, se tratando especificamente das caso dos Garis em Cumari. Cidade que passo os fins de semana,onde minha família reside, dentre os trabalhadores prejudicados por falta de Equipamentos de Proteção Individuais, está minha Tia J.A, uma mulher guerreira e honesta que seria incapaz de mentir para desbancar partido político, então ao dizer que as Garis não cumprem o que deveriam, que elas tem e não usam os EPI é uma tremenda falta de ombridade, é ironizar, é zombar de quem não tem tantos recursos e ate pouca cultura, como a maioria da população Brasileira, pois desbancar o Sistema é quase impossível. Afinal DIREITO E DIGNIDADE É PRA POUCOS.

Fechado para comentários.