Expo Sudeste retorna em 2014 e confecções locais terão apoio da Prefeitura
A União das Indústrias de Confecção de Catalão e Sudeste Goiano – Unicon – foi criada em abril de 2001. O setor ainda é um dos que mais empregam em Catalão e conta com cerca de 100 unidades de produção, de pequeno à grande porte.
Responsável por pôr fim a Expo Sudeste e ser a engrenagem defeituosa que causou o enfraquecimento das confecções de Catalão, como afirmaram recentemente os organizadores do evento e alguns empresários do setor a esse Blog, o presidente da ACIC/CDL – A Associação Comercial Industrial e Serviços de Catalão e Câmara dos Dirigentes Lojistas – Chahadeh Damach, agora vê o atual governo de Catalão assumir as rédeas da situação no intuito de alavancar o negócio na cidade e para além dela.
A última edição da Expo Sudeste foi realizada em 2010 juntamente com 3ª Feira de Lingerie e Moda que também acabou. Uma iniciativa do então presidente da ACIC/CDL, César Safatle, e Unicon. Naquela época a exposição gerou um volume de negócios da ordem de quase R$ 2 milhões e mais de 80 mil pessoas prestigiaram o evento.
Objetivando a reestruturação da Unicon uma reunião foi realizada recentemente envolvendo a Secretaria de Indústria e Comércio de Catalão e representantes do CEPAC – Centro de Educação Profissional Aguinaldo de Campos Neto – SENAC, SENAI e empresários do ramo.
De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Geraldo Rocha, à imprensa, o encontro visou elaborar propostas para consolidar a cadeia produtiva das confecções [por meio do programa Arranjo Produtivo Local – APL] e a realização da Expo Sudeste.
O atual governo prevê o retorno do evento em 2014, mas os empreenderes do ramo estudam a viabilidade de se organizar ainda neste ano algo semelhante, porém, menor.
O programa Arranjo Produtivo Local (APL), que foi discutido no encontro, é uma parceria entre o Ministério da Integração, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO) e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), Fieg, IEL e Senai, e busca gerar emprego e renda para a população por meio de incentivos a segmentos econômicos específicos.
Por: Gustavo Vieira com informações da ASCON da Prefeitura e Unicon