Alckmin terá tempo de TV 39 vezes maior que o de Bolsonaro
O presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) terá o maior espaço para divulgar sua candidatura nas emissoras de rádio e televisão. Sua propaganda ocupará 44,4% do tempo total disponível aos 14 concorrentes ao Planalto. O tempo total de Alckmin exigirá muita produção de conteúdo e será um desafio para os marqueteiros. Alckmin tem nada menos que 39 vezes a mais de tempo que o candidato que tem o triplo de suas intenções de voto, Jair Bolsonaro.
“De acordo com cálculo feito pelo Valor, o tucano terá 5min33s de cada bloco de 12min30s que será exibido à tarde e à noite, às terças, quintas e sábados. O latifúndio de Alckmin é resultado de uma coligação com dez partidos que reúnem 255 deputados federais (49,7% dos 513 parlamentares da Câmara), embora, sob a nova legislação, apenas as seis maiores legendas da aliança contem para a soma do tempo de rádio e TV.
Também ficam de fora do cálculo as duas siglas, PSB e PMN, do total de 35 partidos, que decidiram ficar neutras na eleição presidencial. As bancadas de referência são as eleitas em 2014, e 90% do tempo de propaganda é dividido de acordo com esse tamanho proporcional dos partidos/coligações e 10% é distribuído igualitariamente entre cada candidato. Antes da minirreforma eleitoral de 2015, a fatia igualitária era de um terço, o que reduziu ainda mais o tempo dos candidatos de partidos nanicos. Em 2014, os menores tempos eram de 45 segundos, e agora, de sete segundos.”
Brasil 247