“Não sei se entram para a história como juízes ou algozes”, diz Lula
Em vídeo inédito publicado em suas redes oficiais, o ex-presidente Lula comenta o atual momento político do Brasil e sua prisão. Feito pelo fotógrafo oficial, Ricardo Stuckert, não há informação sobre quando o material foi produzido: se agora, com o dirigente político preso, ou antes, mas o tom da mensagem é de lamento.
“Eu não sei se eu estou numa situação difícil, ou se eles estão numa situação difícil”, lamentou o ex-presidente, ao se referir ao atual governo de Michel Temer e oposionistas que querem impedir que ele dispute as eleições presidenciais.
“Estou na situação de um inocente que está sendo julgado para evitar que esse inocente volte a fazer o melhor governo do Brasil”, disse. “E eu não se se eles estão com a consciência tranquila para fazer esse serviço [tentar tirá-lo da disputa à Presidência], porque eles sabem que a Históra se constrói a longo de vários anos”.
“Eu sei que eu vou passar para a História como o presidente que mais fez Universidade, que mais fez escola técnica, que mais colocou jovem na Universidade desse país”, continuou. “Eu não sei se eles vão passar para a História como Juízes ou como Algozes”, concluiu.
O ex-presidente está preso desde o dia 7 de abril, quando anunciou sua rendição em um ato político no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, após uma ordem do juiz Sérgio Moro.