Sem categoria

Recepções de calouros primam pela não violência

Spread the love

O semestre começou engajado para os novos alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Seguindo as perspectivas de trotes não violentos, que causem incômodo ou constrangimento, os câmpus ofereceram aos seus novos discentes programações que aliaram momentos acadêmicos e ações de solidariedade.

Em Quirinópolis, região sudoeste do Estado, uma semana de atividades acadêmicas foi pensada para receber os calouros do 1º semestre. Na programação, houve também o relato da experiência vivida por acadêmicos e professores do câmpus durante a Operação Velho Monge , na cidade de Nazaré do Piauí.

Como parte da programação do câmpus de Quirinópolis, também foi realizada uma campanha para arrecadação de produtos de higiene pessoal. A iniciativa irá ajudar as instituições Casa do Andarilho, Casa do Olero e Nova Era. As doações podem ser feitas até sábado, 22 de fevereiro, data em que as atividades serão encerradas. No encerramento, haverá uma campanha, intitulada “Adote uma árvore”, de plantio de mudas pelo câmpus.

Mais campanhas ocorrem em outras unidades. Em Posse, por exemplo, foram arrecadados 80 kg de alimentos para a Casa de Apoio Sagrada Família, que acolhe e presta assistência a 22 idosos da cidade. Já em Aparecida de Goiânia, a Semana do Calouro teve início no dia 18 de fevereiro e segue até a próxima sexta-feira, 21.

Na cidade, situada à região metropolitana de Goiânia, nos dois primeiros dias houve palestras, apresentação artística e um momento de integração entre veteranos e novatos. Hoje, 20, está prevista a apresentação dos direitos e deveres dos discentes.

No encerramento, que ocorrerá no dia 21, a Secretaria Acadêmica e a Biblioteca do câmpus de Aparecida de Goiânia instruirão os estudantes quanto ao uso dos serviços prestados por esses órgãos.

Shows e aulas 

A 1ª Calourada Cultural do câmpus da UEG de Pires do Rio também ocorreu durante esta semana e contou com apresentações com artistas da cidade e da região, palestras do reitor Haroldo Reimer e do diretor educacional, professor Mamede Leão. “A calourada cumpriu com seu objetivo que era de recepcionar os calouros e veteranos, com cultura, arte, música e, claro, muitas aulas”, disse Mamede.

Dentre as apresentações em Pires do Rio, houve o show da banda Legião Suburbana, versão cover do grupo Legião Urbana. Sandro Garcia, funcionário da UEG desde 1996, comentou: “foi ótimo ouvir músicas que eram curtidas desde a época em que eu era estudante secundarista”.

Solidariedade

Os alunos de todos os câmpus também estão engajados no trote solidário, uma campanha de arrecadação de leite para o Hospital Araújo Jorge, em Goiânia. No ano passado, a campanha –  uma parceria da UEG com a Associação de Combate ao Câncer, arrecadou 9 mil litros e a expectativa é que neste ano, até o próximo dia 10 de março, a arrecadação seja superior.

Fonte: Assessoria de Comunicação / UEG

Link da entrevista: http://goo.gl/KmlhJf