Sem categoria

Rádios Comunitárias na luta

Spread the love

Gente boa do Blog, a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – Abraço Brasil informa:

Companheiro e companheiras,
Neste dia 19 de junho de 2018 acontece duas agendas importantes para o nosso movimento de rádios comunitárias em nosso país. A primeira agenda será no plenário 9, do anexo II da Câmara Federal quando acontecerá a audiência pública para debater a atual situação das rádios comunitárias no Brasil e discutir medidas para o fortalecimento do setor. Esse evento é promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal presidida pelo Deputado Federal Luiz Couto (PT-PB) e a Abraço Brasil foi convidada para participar com direito a fala.

O segundo evento ocorrerá no plenário do Senado Federal quando estrará em discussão na pauta do dia o PLS 513/17 que trata do aumento de potência e criação de mais canais por municípios. Todos sabem que esse projeto foi votado e aprovado por unanimidade na Comissão de Ciência e Tecnologia – CCT e seria enviado diretamente para a Câmara dos Deputados. e infelizmente 13 senadores assinaram um recursos para que o PLS 513 fosse ao plenário para discussão e aprovação ou não.

Em anexo estamos enviando vários documentos e inclusive uma Carta Aberta aos Senadores para que as entidades e militância envie para aos senadores antes da votação no dia 19 de junho. Enviem por email ou por whatsaps.

Agora estamos neste dilema sendo atacados pela entidade Associação Brasileira de Rádios e TVs Comerciais – ABERT que prega abertamente mentiras contra nós e tentando inviabilizar a aprovação do projeto pelos senadores. Mentiras que chega ao cumulo do absurdo quando dizem que vamos inviabilizar as pequenas rádios comerciais quando queremos aumentar a potência e poder vender espaço para publicidade. São argumento que mostram o quanto é difícil neste país tratar de democratização da comunicação. Esquece os mentirosos de dizer que quem faz a verdadeira prestação de serviços junto a população são as rádios comunitárias e que teimam em sobreviver depois de 20 anos sem a sustentabilidade financeira garantida na lei. Para nós que fomos taxados durante 20 anos de “rádios piratas” e que “derrubava avião” não estranha mais esse tipo de atuação de um setor que se acha os donos do Brasil, mesmo que a concessão da comunicação é pública.

Para mostrarmos nossa força e unidade estamos orientando as entidades para o seguinte encaminhamentos:
a) transmissão pelas rádios comunitárias da audiência pública da Câmara Federal a partir das 14 horas através do nosso site (www.abracobrasil.org.br) e pelo canal no facebook (@abracobrasil). Vamos priorizar na nossa programação da tarde do dia 19 apenas o assunto RÁDIOS COMUNITÁRIAS;
b) se começar a votação do PLS 513/17 no plenário do senado federal as rádios devem passar a transmitir essa votação por ser mais importante neste momento. Uma pena que o evento coincidiram a data!
c) estamos enviando em anexo uma carta aberta aos senadores explicando o que significa a provação do PLS 513/17 para o futuro das rádios comunitárias em nosso país.

Convoco os dirigentes da Abraço Brasil, das Abraços Estaduais e das Rádios Comunitárias a só descansarem apenas quando tivermos nossas tarefas cumpridas no próximo dia 19 de junho.

Vamos à luta pois só conquista quem luta!!

Atenciosamente,

Geremias dos Santos
Coordenador Executivo da /Abraço Brasil