Em Goiás, mais de 44 mil regularizaram o título eleitoral desde o último dia 2 de maio
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) registrou 44.647 atendimentos em suas unidades desde o dia 2 até as 17h do dia 8 de maio. Hoje, nesta quarta- feira, 9 de maio, encerra-se o prazo para a atualização do cadastro, solicitação de transferência, alistamento eleitoral e recuperar títulos cancelados, bem como solicitar alteração para seção especial e a expectativa é que milhares de pessoas sejam atendidas.
Esse também é o mesmo prazo para os eleitores transexuais e travestis solicitarem a inclusão do nome social no título e no caderno de votação das Eleições 2018, além de a identidade de gênero no Cadastro Eleitoral.
Para atender a demanda da população, o TRE/GO estendeu o horário de atendimento, funcionando das 8h às 18h, desde o dia 2 de maio (em Goiânia) e desde o dia 5 de maio nos demais municípios do Estado de Goiás. Ainda em Goiânia, além da Central de Atendimento ao Eleitor, localizada no Setor Oeste, a Justiça Eleitoral está presente nos postos do Vapt Vupt da Praça A, da Praça da Bíblia, do Araguaia Shopping e do Passeio das Águas, com horário de atendimento de segunda à sexta das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 12h.
A fim de evitar desconforto nas enormes filas que se formam nos últimos dias que antecedem o fechamento do cadastro eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 91, caput), a Justiça Eleitoral realizou maciça divulgação em todos os canais de comunicação, bem como nas redes sociais, convidando o eleitor para não deixar para os últimos dias, uma vez que os cartórios eleitorais e postos de atendimento estão abertos o ano inteiro para atender ao cidadão.
Esclarecemos que após a data de hoje (9/5), o cidadão que não conseguir regularizar a situação, só poderá resolver pendências com a Justiça Eleitoral após a reabertura do cadastro, que acontece após as eleições no mês de outubro. Caso ocorra segundo turno, o cadastro só poderá ser reaberto em novembro. Até lá, cartórios e postos de atendimentos não poderão realizar nenhum tipo de alteração no cadastro eleitoral, sendo possível apenas a emissão de certidão de quitação eleitoral e a segunda via do título.
Para consultar sua situação eleitoral acesse o site do http://www.tre-go.jus.br em “serviços ao eleitor”.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social