Sem categoria

Ansiosos desejam o fim do horário de verão que não tem surtido o efeito esperado pelo governo

Spread the love

197617_488504587836967_109341917_n

Neste fim de semana termina o 38º horário de verão que para uns é bom e para tantos outros é uma “tormenta”. Os brasileiros de dez Estados e do Distrito Federal deverão atrasar o relógio em uma hora, à 0h do próximo domingo (16). Três regiões do País — Sul, Sudeste e Centro-Oeste — foram afetadas pela mudança na temporada 2013/2014.

Os Estados que deverão mexer nos ponteiros do relógio são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Ao contrário do que as pessoas em geral supõem o horário de verão não serve apenas para economizar energia. Sua principal finalidade é aliviar a carga sobre o sistema elétrico. O que parece não ter dado resultado nos últimos anos.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou nota explicando que um novo horário de pico de consumo de energia devido o calor intenso, registrado no meio da tarde, vem sendo observado desde 2011.

Em janeiro de 2014, o ONS registrou um aumento de 18,4% da carga de energia no Sistema Interligado Nacional, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo o ONS, o aumento se dá em função principalmente de dois fatores: o uso residencial e comercial intensivo de aparelhos de refrigeração nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, e a retomada das atividades industriais ao longo do mês.

Por: Gustavo Vieira