Ações de combate ao mosquito da dengue estão sendo empregadas em Catalão
No constate combate ao mosquito transmissor da dengue o prefeito Jardel Sebba (PSDB) determinou a intensificação das ações de limpeza em toda a cidade. Escolas, creches, unidades de saúde e prédios públicos estão sendo vistoriados por equipes da secretaria de Infraestrutura.
O secretário da Pasta, Rodrigo Roseiro, disse que o período chuvoso tem preocupado o atual governo e que ações que visem coibir o acúmulo de água parada, a fim de dificultar a proliferação do mosquito da dengue, devem ser constantemente empregadas.
As equipes realizam a poda de grama e mato, fazem a recolha de entulhos e lixo e verificam com cuidado alguns locais nos prédios onde o acesso é difícil, como telhas e calhas. “O intuito é limpar o que for possível e assim evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue”, disse Roseiro.
Ainda no início do trabalho de limpeza as equipes já passaram pelo Hemocentro de Catalão, Creche Ruth Silva e as escolas municipais José Sebba, Pedro Neto Paranhos, e Professor Aníbal Rosa do Nascimento. Também receberam as ações de limpeza os postos de saúde Willian Faiad, Irmã Yolanda e São João, segundo informou a secretaria.
Muito longe do feriado de Finados, e não por isso, a prefeitura do Catalão intensificou também as ações de combate à dengue no cemitério municipal da cidade. Com o apoio de dois funcionários efetivos do lugar e alguns do Departamento de Controle de Endemias, ao todo 20 homens, o cemitério foi revitalizado.
Muito importante para auxiliar os trabalhos do poder municipal no combate à dengue é o Disk Dengue, criado no início de janeiro de 2013. A central desse serviço está localizada no Centro de Controle de Endemias da cidade. O número de telefone (3442-5449) funciona em horário comercial.
Essa ferramenta pode e deve ser utilizada pela população para prevenir a aparição do mosquito e reduzir o índice de infestação da doença em Catalão. Com isso, os cidadãos tem o poder de solicitar que o órgão compareça até determinado local para a limpeza e recolha de materiais que possam servir de criadouros pelo Aedes aegypti.
Por: Gustavo Vieira/Fotos: ASCOM da PMC