Por falta de médico legista no IML de Catalão corpo de jovem é encaminhado para outra cidade
No início da madrugada do dia 19, Lukas Almeida Silva, de 18 anos, natural de Catalão, sofreu um grave acidente na rodovia turística que dá acesso ao Mirante do Cristo Redentor, em Três Ranchos.
Segundo relatos de populares, Lukas teria perdido o controle de sua moto por problemas mecânicos e com a queda foi arremessado juntamente com seu passageiro, um amigo de mesmo nome, em um córrego cortado pela via a uma altura de aproximadamente 6 metros do nível da ponte.
O carona foi atendido por equipes do Corpo de Bombeiros que o encaminharam à Santa Casa de Catalão e se recupera bem. Já Lukas Almeida não teve a mesma sorte e faleceu no local por volta das 3h da manhã.
Ainda de acordo com os populares, o Instituto Médico Legal (IML) de Catalão demorou várias horas para recolher o corpo do jovem e por falta de médico legista na unidade, Lukas teve que ser transferido para Morrinhos, distante de Catalão 175 quilômetros, para passar por necropsia.
Sabe-se que durante dez dias por mês, o IML da cidade fica sem o atendimento dessa especialidade médica. Comumente dois profissionais fazem o plantão e as famílias, muitas vezes, têm que pagar as despesas para a liberação do corpo.
Constrangimentos assim são frequentemente noticiados pelos veículos de imprensa local e, infelizmente, isso faz parte do cotidiano do catalano e de quem mora em toda a região.
A família da menina Yasmin Martins de Souza Silva, de 8 anos, encontrada morta em uma construção no dia 9 de dezembro, também passou pela mesma situação ao precisar do atendimento do IML da cidade.
A pedido do governo de Catalão, a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), divulgou no dia 13 dezembro do ano passado edital de processo seletivo para o preenchimento de três vagas para médico legista para o Instituto Médico Legal (IML) de Catalão.
De acordo com César Augustus Adorno, gerente do 8º Núcleo Regional da Polícia Técnico Científica, a contratação dos novos médicos possibilitará que a unidade realize atendimentos 24 horas por dia, de segunda a domingo, o que evitaria constrangimentos à população.
Não existe prazo para a efetivação de mais médicos legistas no IML de Catalão.
Por: Gustavo Vieira