Evento marca o início das atividades letivas na rede municipal de ensino de Catalão
Para dar início ao ano letivo de 2014, a Secretaria Municipal de Catalão preparou um encontro especial entre os professores. O primeiro encontro do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), que aconteceu no auditório Paulo Bastos Perillo da UFG-Catalão, ontem, reuniu mais de 700 educadores, servidores da rede pública e representantes políticos.
O evento que salientou o crescimento e as mudanças ocorridas no ensino municipal e novas estratégias para o futuro, contou com a presença do prefeito, Jardel Sebba (PSDB), da primeira dama, Ana Sebba, como também de vereadores e secretários.
O secretário municipal da Educação e Cultura, Arcilon de Souza Filho, ressaltou a necessidade do pensar e repensar a prática diária do docente, da busca de estratégias diferenciadas que contribuam para o ensino-aprendizagem, não apenas nos procedimentos conceituais da escola, mas também atitudinais e procedimentais de uma política que esteja voltada para o desenvolvimento do aluno como um todo.
O encontro serviu também para o prefeito e o secretário assinarem ordens de serviço para a realização de trabalhos e metas para o ano de 2014. No período da tarde os professores assistiram a uma palestra com o tema: “Ser Inteiro: Desafio do profissional da educação do século XXI”, ministrada pelo educador Pedro Rischalski Neto, que é também teólogo, filósofo e terapeuta corporal.
Confira as atividades autorizadas pelas ordens de serviço assinadas:
- Contratação de instrutores nas modalidades Artes Plásticas, Pintura, Artes Cênicas, Figurino, Teclado, Instrumento de sopro, instrumento de percussão e Violão.
- Elaboração do Projeto Lei Pelé, que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial para criação de dotação orçamentária, construção, ampliação e reforma de quadras poliesportivas.
- Concessão de transporte e gratificação de 40% aos professores municipais que residem em Catalão e se deslocam para trabalhar em Pires Belo.
- Abertura de processo de concurso público para seleção de professores, destinado aos Distritos de Santo Antônio do Rio Verde, Pires belo e região.
- Abertura de processo de credenciamento de 30 merendeiras e 30 auxiliares de serviço.
- Abertura de processo de credenciamento de equipe multiprofissional de apoio à inclusão que irá realizar um trabalho interdisciplinar itinerante nas unidades escolares municipais.
- Elaboração de projeto de lei com objetivo de efetuar a desafetação de um terreno caracterizado como “Praça A” no loteamento Paquetá.
- Elaboração de projeto de lei que faz denominação de “Escola Municipal Inês Dias”. A nova unidade de ensino fundamental será construída ao lado da atual Escola Municipal Lazaro Pinto Marra, localizada no Bairro Jardim Catalão.
- Elaboração de projeto de lei para converter a Escola Municipal Lazaro Pinto Marra em Centro Municipal de Educação Infantil Lazaro Pinto Marra.
- Elaboração de projeto de lei dispondo sobre instituição do Prêmio Aluno no valor de 1000 reais em caderneta de poupança para beneficiar os alunos de 5º ao 9º ano.
- Elaboração de projeto de lei dispondo sobre instituição do projeto Catalão 100% Alfabetizado com concessão de 5 bolsas a cada aluno por semestre no valor de R$ 145.
- Elaboração de projeto de lei dispondo sobre criação de vagas para professor PD IV e PD V para Santo Antônio do Rio Verde e Região.
- Elaboração de projeto de lei dispondo sobre acréscimo no quantitativo de vagas do quadro efetivo de professores.
- Abertura de processo de credenciamento para contratação de profissionais de apoio a inclusão.
- Contratação de professores em substituição para atuar na área de Educação Infantil e Fundamental nas unidades escolares urbana e rural.
Por: Gustavo Vieira com informações da ASCOM da PMC