E a delação dos executivos da Odebrecht?
Amigos e amigas do Blog, hoje quero falar sobre a homologação da delação premiada de 77 executivos e ex- executivos da empreiteira Odebrecht. Com a trágica morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavaschi, que era o relator do processo, ficava a dúvida se a presidente do Supremo iria homologá-las, elas estão guardadas sobre sigilo da justiça e a homologação as torna uma poderosa arma contra vários bandidos que estão na política.
Pois bem, com a confirmação da homologação, respira se um pouco mais aliviado, tendo em vista que esses 77 malandros e dedos duros, nomearam políticos de grosso calibre que estão em sua maioria exercendo mandatos no executivo e no legislativo brasileiro.
Vários governadores foram citados, deputados federais, senadores da república, ministros do ex- governo da ex-presidente Dilma Rousseff e do atual governo de Michel Temer, o próprio presidente se especula que está citado, segundo várias informações extra oficiais.
Nesse sentido, apesar de a homologação ser mesmo um alívio, fica a dúvida de por que a ministra Carmem Lúcia está mantendo em sigilo absoluto os nomes dos corruptos que foram entregues pelos delatores?
Não seria mais justo com o povo brasileiro divulgar logo quem são os salafrários que utilizaram de seus cargos e do poder que adivinha dele para enriquecimento próprio?
Se o juiz Sérgio Moro, na operação Lava Jato soltou para as grandes redes de televisão e os grandes jornais desse país todas as delações que estavam sobre sua guarda, inclusive que envolviam o próprio ex-presidente Lula, não seria mais correto divulgar tudo e colocar em pratos limpos para que o povo saiba mesmo quem é quem?
O interessante é que mesmo delatados, ainda alguns deles continuam a se pousarem de arautos da moralidade, o senador Eunício Oliveira, o “índio”, quer se eleger presidente do Senado Federal, ele já foi citado em outras delações, Rodrigo Maia o “Botafogo” também quer continuar a presidir a Câmara dos Deputados, os apelidos foram dados pelos próprios delatores em uma lista já aprendida pela Polícia Federal.
Será que estamos chegando ao fim dessa maré de corrupção em que se meteu nosso país?
Pense nisso
De Pires do Rio, em Goiás professor Mamede