Sem categoria

Catalão terá mais um Itego, obra deverá ser entregue até 2018

Spread the love

itego

Com o auditório da Associação Comercial e Industrial de Catalão/Câmara dos Dirigentes Lojistas (ACIC/CDL) lotado, a Secretaria de Desenvolvimento (SED), por meio da superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia, realizou o evento de lançamento da construção de um Itego a ser instalado junto ao Parque Tecnológico GoiásTec. “Este Itego tem a missão de corroborar com as ações implementadas pelo Governo Estadual com foco no crescimento socioeconômico”, falou o secretário estadual de Desenvolvimento, Luiz Maronezi.

Maronezi destacou ainda a importância da capacitação profissional da população de Catalão, ressaltando o objetivo de interromper a importação de mão de obra de Estados e municípios. “De nada adianta trazermos novas empresas e indústrias se os nossos cidadãos não puderem ocupar as vagas de emprego geradas. E para isto temos que oferecer aos cidadãos a  capacitação técnica e profissional”, ressaltou.

itego 2

O superintendente de Ciência e Teconologia, Mauro Faiad, em sua fala relembrou que até a década de 70 a população de Catalão era praticamente estática, não havia crescimento populacional. E que após ciclos de desenvolvimento, a cidade entra agora num importante momento que é o de se preparar para o desenvolvimento sustentável. “Por isso a importância do governo estadual incentivar a inovação tecnológica nas indústrias. Este Itego será um espaço multiuso, que favorecerá esse desenvolvimento”, frisou Faiad.

Em sua fala, o superintendente Faiad, também informou sobre a realização de um curso de pós-graduação a ser oferecido pela UEG assim que o Itego estiver pronto. “Mais importante que a obra física, é a aproximação e parcerias firmadas entre o governo estadual, instituições de ensino, fórum empresarial e industrial e o governo municipal”, destacou.

A importância do município de Catalão para a região foi destacada pelo presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Pedro Alves. “Catalão hoje está no centro do desenvolvimento da região”. Segundo Pedro Alves, a Fieg, por meio do Senai e Sesi que se instalaram na cidade, têm procurado colaborar com o crescimento de Catalão. “O Brasil é o ícone da América do Sul, temos um mercado muito propenso, mas precisamos melhorar no aspecto da inovação e tecnologia. Só assim teremos produtos com competitividade no mercado”, comentou.

O deputado federal, Giuseppe Vecci, salientou a relevância do projeto de reforma do ensino, que está sendo discutido na Câmara Federal. “Temos que mudar este sistema de dependência do cidadão por políticas assistencialistas. Temos que libertar as pessoas, para que possam crescer intelectualmente e também possam ter uma profissão. E isto só é possível por meio de uma educação que tenha foco na formação profissional”, disse.

Vecci anunciou ainda em sua fala que vai destinar uma emenda parlamentar para este Itego de Catalão a fim de colaborar com a conclusão do seu projeto que ele considera de suma importância para o desenvolvimento não só do município, mas do Estado.

O secretário municipal de governo, Fernando Neto, representou o prefeito, Adib Elias, na solenidade. Em sua fala, ele fez um retrospecto das mudanças percebidas no dia a dia em Catalão, desde a época em que era possível ver boiadas trafegando pelas ruas, contrastando com os dias de hoje em que “A minha cidade hoje produz automóveis”, poetizou.

Neto evidenciou ainda que o poder público municipal está de mãos estendidas para todas as iniciativas, como a da implantação do Itego, que venham favorecer o crescimento do município.

gustavo

O deputado estadual, Gustavo Sebba, também participou do evento, representando o governador Marconi Perillo. Em sua fala destacou o valor das parcerias: “Ressalto a disposição do governador Marconi Perillo em continuar com sua parceria com os deputados que representam este município na assembleia legislativa, com a câmara municipal, e com a prefeitura, para impulsionar o crescimento socioeconômico do município e região”, afirmou.

Participaram também do evento o presidente da ACIC/CDL de Catalão, Geraldo José da Silva, o reitor da UEG, Haroldo Reimer, o Diretor Regional da UFG Catalão, Thiago Jabur, o proprietário da área do GoiásTec, Roberto Pachoal, o diretor do Senai de Catalão, Antônio Ilídio, o chefe de gabinete da Fapeg, Rodrigo Zani,  o superintendente de finanças da Secretaria de Cidadania, Júlio Paschoal, entre outras autoridades estaduais e municipais.

Novos Itegos em Goiás

O secretário Estadual de Desenvolvimento, Luiz Maronezi, informou ainda sobre a entrega nos próximos 90 dias de seis Institutos Tecnológicos de Goiás (Itego). Entre os novos Itegos três estão localizados da Região do Entorno: Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Formosa. Os outros três estão nos municípios de Aparecida de Goiânia, Região Noroeste de Goiânia e em Mineiros.

Investimentos Itego Catalão

O Itego Prof. Antônio Salles homenageia o professor da Escola Presidente Roosevelt, posteriormente denominada Escola São Bernardino Siena, de Catalão, que também foi chefe do Departamento de Letras da Universidade de Brasília. Essa unidade recebeu investimentos de R$ 5 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia e terá capacidade de atender 2 mil alunos ao ano. A obra será concluída no prazo de 12 meses.

O objetivo com a construção deste Itego é complementar a cadeia produtiva do município, reconhecido pelas indústrias do setor metalmecânico e de mineração. O Itego professor Antônio Salles Oliveira, que será edificado dentro do condomínio empresarial e tecnológico da cidade para a oferta de cursos voltados para o setor metalmecânico, faz parte do Programa Goiano de Parques Tecnológicos. O Itego possuirá também programa de incubação de Empresas, que vai promover o empreendedorismo e o nascimento de novos negócios inovadores.

O Parque Tecnológico GoiásTec tem como foco os setores de Agronegócios, Alimentos, Confecções, Logística, Metalomecânico e Mineração. Além da formação de mão de obra de acordo com as vocações e potenciais empresariais do município e região. O Itego oferecerá serviços de transferência de tecnologia e serviços tecnológicos, fomentando o desenvolvimento e inovação tecnológica das empresas, especialmente as residentes no GoiásTec.

Assessoria de Comunicação