AH! SE FOSSE LULA
Empresa de Doria pede dinheiro a empresários por palestra do tucano. Ah! Se fosse Lula
O Lide, empresa fundada pelo prefeito João Doria (PSDB) e conhecida por pedir contribuições de empresários para organizar palestras com políticos, agora está passando o chapéu para solicitar recursos que vão bancar uma palestra do próprio Doria.
A Folha teve acesso a um e-mail que o Lide enviou a empresários na semana passada pedindo dinheiro para financiar o “almoço-debate” com líderes empresariais no dia 6 de março, no hotel Grand Hyatt, na capital paulista, com apresentação do prefeito recém-empossado.
O tema da palestra será: “O impacto de uma gestão eficiente na cidade de São Paulo”.
Conforme o e-mail, os presidentes das empresas que pagarem uma cota de “copatrocínio” de R$ 50 mil terão o direito de se sentar à mesa principal com Doria.
As companhias parceiras também poderão exibir seus logotipos em banners no palco do evento, além de outras aparições das marcas.
O Lide não informa quantas são as cotas de patrocínio destinadas ao almoço com Doria. Ele nega que haja conflito de interesse sob o argumento de que o prefeito já não tem mais ações da empresa.
Questionada pela Folha, a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo afirma que não há nenhuma restrição para que o tucano faça palestras em evento promovido por empresas ou entidades.
FILHOS
Para evitar acusações de conflito de interesse, Doria começou a tomar algumas medidas desde 2015, antes de se tornar candidato.
O empresário, que costumava ser mestre de cerimônia dos almoços, cedeu espaço para que outro fundador, o ex-ministro Luiz Fernando Furlan, fortalecesse seu papel à frente da instituição. Durante a campanha, anunciou que passaria o comando acionário das empresas do Grupo Doria a seus filhos.
Para especialistas ouvidos pela reportagem, no entanto, apesar de o prefeito ter se afastado das empresas, a captação de dinheiro privado por parte do Lide para financiar sua palestra ainda se enquadra em um caso delicado.
“Existe um flagrante conflito de interesse na medida em que ele é o prefeito da cidade, e as empresas podem se sentir intimidadas e temerosas de sofrer retaliações do poder público caso não contribuam”, afirma Rafael Alcadipani, professor de estudos organizacionais da FGV (Fundação Getulio Vargas) Eaesp.
“É preciso tomar cuidado para que esses financiadores não sejam fornecedores da prefeitura no futuro”, diz Jaime Crozatti, professor da USP (Universidade de São Paulo) especializado em gestão de políticas públicas.
Empresários relatam que a estratégia da equipe do Lide para captar recursos é insistente. Enquanto Doria ainda chefiava o Lide, não era raro que ele próprio ligasse para reiterar o pedido de patrocínio quando algum dono de empresa negava o apoio.
DOAÇÕES
No ano passado, um jantar beneficente denominado Natal do Bem, do Lide, arrecadou R$ 1,81 milhão.
A maior doação do evento foi feita pelo empresário Ivo Wohnrath, que arrematou uma palestra do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) por R$ 254 mil.
Publicado originalmente no Blog Amigos do Presidente
Com informações da Folha