Vai nessa que é sua Lula do Brasil…
Gente boa do Blog, o Instituto Datafolha realizou a pedido do Jornal Folha de São Paulo uma pesquisa eleitoral nos últimos dias 07 e 08 de dezembro, os dados foram divulgados nesse último domingo dia 11, 2828 pessoas foram ouvidas, todas maiores de 16 anos, portanto são eleitores em potencial.
Pois bem, os números mostram o que era esperado, neles o ex-presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários possíveis do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018.
Lula aparece com 25% das intenções de voto, seguido pela ex-candidata Marina Silva (REDE) que tem 15%, Aécio Neves (PSDB) com 11%, Jair Bolsonaro (PSC) 9%, Ciro Gomes (PDT) 5% Luciana Genro (PSOL) 2% e Ronaldo Caiado 2%.
O que muda e chama à atenção é no segundo turno, a pré-candidata Marina Silva aparece em primeiro lugar com 43% dos votos, e Lula em segundo com 34% das intenções.
Nesse sentido, uma coisa é certa e está consolidada, Lula continua sendo o mesmo Lula de sempre, temido pelos adversários e muito, mas muito querido mesmo pelos brasileiros, mesmo com grande parte da cúpula do PT presa ou respondendo a processos na justiça, a força do petismo e principalmente do lulismo permanece fortíssima.
Verdade é que Lula já deixou claro que será mesmo candidato e só conseguirão barrá-lo caso ele não possa, por alguma questão jurídica, se candidatar.
Outro fato interessante, é o fraco desempenho do senador mineiro Aécio Neves, em todas as situações ele não consegue passar dos 15% dos votos e está claro que dificilmente conseguirá ser candidato pelo PSDB, principalmente por ter o governador Paulista Geraldo Alckmin fortes intenções em ser o candidato dos tucanos.
Outro detalhe, a pesquisa foi feita antes do vazamento das delações de ex-executivos da empreiteira Odebrecht, os nomes de Aécio, Alckmin e Temer constam lá e eles receberam, de acordo com a delação milhões em propinas.
Como ainda estamos a quase dois anos do pleito eleitoral, é esperarmos para vermos se conseguirão barrar o crescimento de Lula e se com esses indiciamentos pela Polícia Federal, o ex-presidente deixará de crescer eleitoralmente,
Pense nisso,
De Pires do Rio, em Goiás, professor Mamede.