Sem categoria

O leão da Receita Federal ruge pela última vez em 2013

Spread the love

imposto-de-renda-declaracao-receita-federal-2013

A Receita Federal vai liberar na próxima segunda-feira (16) a consulta e o pagamento do sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2013 (ano base 2012). O depósito será feito na conta do contribuinte em 16 de dezembro.

No mesmo dia, serão também liberados da malha fina lotes residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2012. De acordo com a Receita, 711.309 declarações com expectativa de imposto a restituir ficaram retidos na malha fina deste ano.

Segundo a própria instituição, a consulta e o pagamento ocorrerão no mesmo dia pela primeira vez. A lista dos contribuintes poderá ser conferida no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Outra forma de consultar o novo lote é por meio do Receitafone, pelo número 146. O contribuinte que quiser pode ainda baixar um aplicativo para tablets e para smartphones. A ferramenta permite a consulta tanto da restituição quanto da situação cadastral do CPF do contribuinte.

Quem ficou de fora da lista do último lote caiu na malha fina e terá de dar explicações à Receita. Neste caso, o contribuinte precisará procurar uma agência da Receita para saber qual foi o problema apontado, fazer os acertos necessários para só então receber a restituição devida.

Neste ano, a Receita recebeu 26.034.621 declarações do IR. Neste ano, cerca de 7 mil contribuintes utilizaram smartphones e tablets acertar as contas com o Leão. Foi a primeira vez que a Receita autorizou o uso deste tipo de dispositivo.

A restituição do IR fica disponível no banco durante um ano. Se o resgate do valor não for feito nesse período, o contribuinte pode procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para a Central de Atendimento.

Nas capitais, o número é 4001-0001 e nas demais localidades a informação pode ser obtida pelo telefone 0800-729-0001. Esse contato permite agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em nome do contribuinte, em qualquer banco.

 

Por: Economia.ig.com.br/Alteração: Gustavo Vieira