Abastecimento da cidade está sendo normalizado
Desde às 19 horas de ontem, 2,o sistema de abastecimento de Catalão foi restabelecido, de acordo com a Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE). O novo sistema de bombeamento da Barragem do Ribeirão Pari está em funcionamento, bombeando 220 litros de água por segundo.
O abastecimento está sendo normalizado gradativamente. Nesta manhã de quinta-feira, 3, cerca de 50% da cidade já está recebendo água. Nos bairros mais distantes e mais altos o completo restabelecimento pode demorar um pouco mais. Até lá, a SAE pede a compreensão da população e o uso comedido de reservas domiciliares.
A conclusão das obras para a transição da captação de água no Ribeirão Samambaia para a Barragem no Ribeirão Pari causou interrupções no abastecimento. Quedas de energia também ocasionaram colapso do sistema. Embora tenha causado grande desconforto à população, a interrupção do fornecimento de água foi absolutamente necessária e vai evitar desabastecimento no futuro.
O antigo sistema de bombas de Catalão tinha mais de duas décadas e não conseguia mais atender a cidade. Para substituí-lo por novas bombas, mais modernas, eficientes e que vão garantir significativa economia de energia, era imprescindível suspender temporariamente a captação.
As novas bombas e a Barragem do Ribeirão Pari fazem parte do Novo Sistema de Captação, Adução, Tratamento e Distribuição de Água de Catalão. Um investimento de R$ 40 milhões que abrange ainda duplicação de adutoras, nova Estação de Tratamento de Água Compacta, ampliação dos reservatórios nos bairros, entre outros.
ASCOM / Prefeitura