Polícia Civil se pronuncia em relação à detenção do suspeito de matar menina de 8 anos
Na manhã desta quarta-feira, 11, Dione César Costa Silva, de 36 anos de idade, foi encontrado pela Polícia Militar de Catalão no cumprimento de mandado de prisão expedido pela justiça. O fato deu-se na Rua Olavo Bilac, no Bairro Teotônio Vilela, por volta das 09h da manhã.
Dione foi levado para a 9ª Delegacia Regional de Polícia, onde funciona a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), para que pudesse ser ouvido. O homem é suspeito de ter estuprado e assassinado a pauladas a garota Yasmim Martins de Souza, de 08 anos de idade, no último domingo, 8. O corpo da menina foi encontrado no dia seguinte, segunda-feira, 09, numa casa em construção pelos próprios pedreiros da obra, na Rua 2017, no bairro Paineiras.
Durante todo o instante em que o indivíduo permaneceu no 9º DP, dezenas de pessoas aos berros pediam justiça e lançavam contra Dione palavras de ódio e vingança. Já no início da tarde o suspeito foi encaminhado pela PM ao IML de Catalão (Instituto Médico Legal) para exame de corpo de delito.
A delegada no caso, Alessandra Maria de Castro, disse que até o momento trata Dione como o suspeito do crime, e que somente estudo genético poderá pôr fim a duvida, uma vez que Dione nega ter violentado e assassinado Yasmim. “O material necessário (DNA) já foi colhido, tanto do suspeito quanto da menina, e dentro de pouco tempo, não sei precisar quanto porque esse procedimento é realizado por outro instituto, o resultado dará a conclusão de que Dione tenha cometido ou não o crime”. O acusado pode pegar de 12 a 30 anos de reclusão em regime fechado.
De acordo com a delegada existem gravações de câmeras de estabelecimentos comerciais – da Vila União, Vila Mutirão, Paineiras e Mon Senhor Souza – que devem ser estudadas e relatos de pessoas comuns que, não com exatidão, apontam Dione, de acordo com suas características, ser o homem que acompanhava Yasmim antes de seu desaparecimento, reforçam as conjeturas. De acordo com o comando da PM esses dados foram suficientes para deter o suspeito para averiguação dos fatos.
Foragido da justiça, ainda segundo a PM, contra Dione incorre uma tentativa de assassinato sobre o qual foi encaminhado ao presídio de Catalão, além de estrupo e tráfico de drogas. A delegada disse que poderá ser expedido outro mandado de prisão provisória em desfavor do acusado, esse, sobre o caso Yasmim, para que seja facilitado o andamento das investigações.
Alessandra pede ajuda da população para que qualquer pista que leve a conclusão do crime seja fornecida à polícia, até mesmo anonimamente. Dione foi levado para o presídio de Catalão onde deve permanecer, inicialmente pelo crime que deveria estar respondendo (tentativa de homicídio), e em aproximadamente 15 dias os exames devem apontar se o suspeito é ou não o autor da barbárie.
Por: Gustavo Vieira