Sem categoria

Olha o voto aí gente.

Spread the love

Amigos e amigas do Blog, hoje quero falar de uma data extremamente importante que se aproxima, amanhã domingo, 02 de outubro, todos os brasileiros maiores de 16 anos estarão escolhendo os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que dirigirão os destinos do povo pelos próximos quatro anos.

ne_michael

E quero chamar à atenção para o seguinte, a Justiça Eleitoral indeferiu 2.329 candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador com base na Lei da Ficha Limpa.

Mas esse percentual representa menos de um por cento das 496 mil candidaturas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Os dados estão disponíveis no sistema de candidaturas do TSE que traz todas as informações necessárias para se saber quem está totalmente apto a ser votado, quem está sob júdice e quem foi de fato indeferido.

Das candidaturas barradas, 1.028 estão completamente fora da disputa por serem consideradas inaptas, enquanto outras 1.301 seguem no páreo por meio de recursos, o que é lamentável, o eleitor não sabe, caso escolha votar em um desses se seu voto valerá mesmo ou se poderá ser descartado.

O Tribunal Superior Eleitoral divide em duas categorias os indeferimentos: os aptos com recurso e os inaptos. Os aptos continuam na disputa, e seus nomes aparecem normalmente nas urnas. Caso os recursos não prosperem, e as candidaturas sejam realmente barradas, os votos deles serão considerados nulos.

No ano de 2012, nas últimas eleições municipais foram barrados 317 prefeitos com a ficha suja e os partidos da Mobilização Nacional (PMN) e do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) são percentualmente, os dois com mais candidatos fichas-sujas, mais de 0,6% do total de postulantes.

Rede e PSOL, por outro lado, são os que tem menos indeferidos: apresentam o percentual de 0,2%. PSTU, PCO, PCB e Novo não tiveram candidatos indeferidos.
Pois bem, não jogue seu voto na lata de lixo, analise bem os candidatos, seu passado, o presente e que propostas fazem para o futuro, não vote em troca de favores pessoais, de material de construção, de dinheiro, afinal quem se vende sempre acaba recebendo mais do que vale.

Pense nisso.

De Pires do Rio em Goiás, professor Mamede