Depois de Adib, Rodrigão e Velomar, o PSDB visa agora à cabeça de Deusmar Barbosa
Circula no meio político catalano, nos bastidores, é claro, a vontade dos vereadores tucanos e dos aspirantes à ave bicuda, ligados ao prefeito Jardel Sebba (PSDB), a vontade de que o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Deusmar Barbosa (PMDB), seja afastado do posto em que ocupa.
Interesse esse que os representantes/seguidores de Jardel preferem esconder quando indagados sobre a questão, mas como política mais se assemelha a canos estourados em que por qualquer furo as notícias tomam proporções incontroláveis, providências nesse sentido podem ser tomadas ano que vem com a retomada dos trabalhos legislativos. A Câmara entra em recesso no dia 20 de dezembro.
Isso seria realmente possível com a quantidade de cadeiras que o executivo possui no legislativo. Indo de oito a doze, isso de acordo com os interesses pessoais/políticos/partidários de alguns edis já manjados perante a sociedade, Deusmar poderia sim ser afastado do cargo sendo necessário para isso doze assinaturas; o que só se seria efetivado se constatado alguma improbidade administrativa de sua parte, algo que parece não terem encontrado até agora.
Enquanto eles sonham em destrona-lo da presidência da Casa, Deusmar à nossa reportagem disse conhecer desse talante que faz salivar ainda mais as bocas dos peessedebistas. “Eles não têm mais o número necessário de vereadores para isso não. E mais. Eles precisam que uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) seja instaurada, mas sob qual justificativa? Eles compraram a cassação de Adib Elias e querem a minha cabeça também, só que nada vai adiante porque não tem fundamento”.
Deusmar tem certeza que a única maneira de tirá-lo da presidência é por meio do uso da democracia, numa eleição em que seus colegas possam escolher o novo representante do legislativo municipal. “Do contrário não tem jeito. Fico até a próxima eleição para a presidência da Câmara [que deve acontecer no final de 2014]”, assegura.
Ainda de acordo com Deusmar os catalanos podem ficar seguros de que quem deve ser destituído muito em breve não deverá ser ele, “e sim o chefe do executivo municipal contra quem existem três ações na justiça que podem invalidar seu diploma de prefeito”, conclui Deusmar.
Ele contou ter certeza que os catalanos em muito podem se surpreender em relação a Jardel Sebba e seu futuro político.
Por: Gustavo Vieira