Sem categoria

E agora Jardel?

Spread the love

Jardel-1

Gente boa do Blog, prefeito de Catalão candidato a reeleição, Jardel Sebba (PSDB), de acordo com  pesquisa Serpes/ Jornal O Popular está a 29,2% pontos percentuais atrás do candidato a prefeito Adib Elias (PMDB).

Se a pesquisa corresponder mesmo a realidade eleitoral em Catalão, que tem um eleitorado de 65.342 mil eleitores, o atual prefeito terá que conseguir no mínimo 15 mil votos em três semanas, o que significa a grosso modo, que a cada dia que passar ele terá que manter os votos já conquistados e ainda agregar mais 1000 votos dia, isso para empatar com o adversário e ter chance de nos dois últimos dias reverter.

Levando em conta o que acorreu nas eleições de 2012, que dos atuais 65.342 eleitores apenas 86,64% votaram,  temos  votos válidos  57.743. De acordo com a pesquisa, desses votos Adib possui 29.279 votos, Jardel tem 12.934 votos, Camila com 2.713 votos e nulos ou indecisos são 12.241 votos.

Seguindo essa lógica, a diferença de Adib Elias para Jardel Sebba são de 16.345 votos, logo faltando 20 dias para as eleições, Jardel precisa de aproximadamente 817 votos por dia para tirar essa diferença.

Como a pesquisa não ouviu ninguém na zona rural e nem nos distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo, apenas nos bairros: centro, Mãe de Deus, São João, Vila Chaud, Bairro das Américas, Evelina Nour, São José, Teotônio Vilela, Vila União, Castelo Branco, JK, Nossa Senhora de Fátima, São Antônio, Ipanema, Progresso, Santa Helena, Setor Aeroporto, Vila Erondina, Jardim Paraíso, Pio Gomes e Vila Liberdade, pode ser que os números caiam um pouco.

Mas verdade é, que mesmo tendo subido na preferência do eleitorado, por essa pesquisa, Adib Elias caminha para retornar ao executivo municipal.

Outro dado, em todos os municípios brasileiros uma tendencia é verificada, ou o atual prefeito está na frente ou um candidato que já foi prefeito, sobrando poucas chances para as chamadas terceira via ou para pretendentes que são “marinheiros” de primeira viagem.

Valendo ressaltar que os números são bem diferentes em outras pesquisas contratadas e realizadas por outros institutos.