MP acompanha nova eleição para prefeito e vice-prefeito em Pires do Rio
O Ministério Público de Goiás acompanhou, neste domingo (1/12), as eleições extraordinárias para prefeito e vice-prefeito de Pires do Rio. Foram eleitos Cida Tomazini (PSDB), prefeita, e seu vice, Paulo César de Souza Correia. Concorreram na disputa outros três candidatos.
A votação, feita em 67 seções eleitorais, distribuídas em 12 locais da cidade, foi acompanhada pela promotora eleitoral de Pires do Rio, Lorena Castro da Costa Ferreira, com apoio da Justiça Eleitoral, Polícia Civil e Polícia Militar. Treze pessoas foram presas em flagrante realizando boca de urna, dentre elas, 2 vereadores.
Em 16 de setembro de 2013, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás confirmou sentença proferida pelo Juízo da 27ª Zona Eleitoral que cassou mandato do então prefeito de Pires do Rio, Luiz Eduardo Pitaluga (Gude), e seu vice, José Antônio da Silva, eleitos em 2012. A decisão acolheu parcialmente interposto pelo Ministério Público, através da então promotora eleitoral Tarsila Costa Guimarães, e reconheceu, ainda, a inelegibilidade por oito anos do vice José Antônio pela prática de abuso de poder político e captação ilícita de voto. Com a cassação, houve a aplicação do artigo 224 do Código Eleitoral, motivando a eleição de domingo. (Texto: Camila Teles/Estagiária da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Supervisora de Estágio: Ana Cristina Arruda)