Viva Fidel, 90 anos de revolução!
Gente boa do Blog, quero escrever nesse momento sobre Fidel Alejandro Castro Ruz, que completou no último dia 13 de agosto, sábado, 90 anos de idade.
Estou falando de Fidel Castro líder revolucionário que libertou Cuba do jugo imperialista dos Estados Unidos da América e transformou uma pequena ilha da América Central de apenas um quintal dos prazeres dos ricaços americanos em um país livre e independente., isso a partir de 1959.
Não vou entrar aqui em um debate ideológico, até porque, o tempo é curto e hoje uma verdadeira legião de pessoas odeia Cuba sem ao menos terem lido uma página da linda história construuída pelo povo cubano, Fidel, Che Guevara juntamente com apenas 79 bravos guerrilheiros venceram o exército do general Fulgêncio Baptista, simplesmente porque tinham um grande ideal na mente e a maioria do povo estava ao seu lado.
Pois bem, Fidel hoje está recluso e poucos possuem acesso a ele, advogado, filho de família de classe média, nunca foi pobre e nem sentiu na própria pele as dificuldades que sofriam a maioria dos cubanos, idealista, teve acesso aos textos marxistas e leninistas e não quis mudar o mundo, para ele se mudasse Cuba já estaria realizando uma boa ação.
E ele conseguiu, o analfabetismo, em apenas dois anos ele mostrou que é através da educação que se transforma a vida das pessoas, na saúde, de pouquíssimos médicos, ele conseguiu fazer de cuba referencia mundial, inclusive exportando médicos solidários e humanistas para várias partes do mundo, na mortalidade infantil em uma década conseguiu o que nenhum outro país capitalista atingiu.
Tudo que Fidel realizou foi sem se curvar ao imperialismo, nada mais nada menos do que dez presidentes americanos tentaram derruba-lo, mas mesmo com um embargo econômico criminoso imposto pelos estadunidenses, Cuba resistiu.
Fidel só caiu mesmo quando durante um discurso em um evento, ele tropeçou nas próprias pernas e se espatifou no chão, ali pode se notar que até os mais fortes homens do mundo envelhecem e caem.
Falar de Fidel Castro é ter a certeza que o povo deve ser livre e que cabe a ele e somente a ele decidir o seu destino, a autodeterminação dos povos deve ser regra e para aqueles que preferem enxergar em Fidel a figura de um ditador, meu respeito, mas eu prefiro ver nele o exemplo de que em qualquer país, o povo pode ser livre e responsável pelo seu próprio destino, inclusive pode e deve derrubar ditadores.