Sem categoria

Centro de Artes e Esportes Unificados finaliza curso de Olericultura com horta comunitária

Spread the love

curso

Projeto foi desenvolvido na instituição em parceria com o Centro de Referência em Assistêncial Social (Cras), Sindicato Rural e Senar

Nessa quarta-feira (13), o Centro de Artes e Esportes Unificados inaugurou a primeira horta produzida por alunos do curso de Olericultura, realizado na instituição nos dias 11, 12 e 13 de julho. O projeto foi desenvolvido por meio da parceria entre a Prefeitura de Catalão (Cras), Sindicato Rural e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), e disponibilizado, gratuitamente, à comunidade –prioritariamente, aos beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com o engenheiro agrônomo Cláudio José Pereira, instrutor do Senar-GO, durante o curso os alunos aprenderam a criar hortas comunitárias, adquirindo conhecimentos técnicos de preparo da terra, plantio, adubagem e irrigação. “Nosso intuito é mostrar à sociedade que é possível manter hortas comunitárias na cidade, seja para consumo próprio ou como fonte de renda para as famílias envolvidas. Esse tipo de conhecimento se perpetua na vida das pessoas. Nós apenas plantamos uma semente de conscientização, que será multiplicada a todo o município, através de um trabalho social, beneficiando também a saúde da população”, ressalta o professor.

A olericultura é o ramo da horticultura que abrange a exploração de um grande número de espécie de plantas, comumente conhecidas como hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e frutos diversos.
Para Rita Maria Gomes, moradora do Parque Imperial, o curso foi bastante enriquecedor. “Nasci na roça, mas não conhecia essas técnicas. O professor é ‘nota 10’. O que aprendemos nas aulas vamos levar pra vida toda. Agora pretendemos formar uma associação para conseguirmos levar esse projeto piloto a outras comunidades, e até a cidades vizinhas, se possível”, conta Rita.

Segundo Alan Patrick, diretor do CEU, além do curso de olericultura, o Centro está oferecendo várias outras atividades durante o mês de julho. “Entendemos que, além das crianças e adolescentes, muitos pais também pegam férias nessa época. Então, pensamos em uma programação voltada para a família como um todo, e tem sido bastante satisfatório tanto para nós, que administramos o prédio, como para a população que pode vir ocupar seu tempo com oficinas educativas”, explica Alan.

A instituição

O CEU é uma instituição do governo federal, de iniciativa dos Ministérios da Cultura, Esportes, Justiça, Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com contrapartida do município. É um equipamento público de excelência que reúne em um mesmo espaço ações de educação, cultura, lazer, formação técnica e acesso às Políticas Públicas, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A instituição é mantida pela Prefeitura de Catalão, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Promoção e Ação Social e Esportes e Lazer. O CEU está localizado no Parque Imperial atendendo diversos bairros. As atividades são abertas à comunidade em geral, que deverão fazer o cadastro da instituição, conforme o cronograma dos espaços disponibilizados.

ASCOM / Prefeitura