Notícias de Anápolis…
Convênio entre Prefeitura e Curso de Medicina garantem funcionamento do novo Hospital UPA 24h
Foi encaminhado projeto para Câmara Municipal para aprovação do convênio com a UniEVANGÉLICA
Tatiana Gonçalves
Secretaria Municipal de Comunicação Social
O prefeito Antônio Roberto Gomide reuniu-se, na tarde desta segunda-feira, 18, com o presidente da Associação Educativa Evangélica (AEE), Geraldo Espíndola, para acertar os últimos detalhes do convênio firmado entre a administração municipal e a instituição, por meio da Fundação Universitária Evangélica (Funev) para gestão do novo Hospital Municipal da Vila Esperança – UPA 24 Horas. A unidade faz parte do planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de ampliar o atendimento dia e noite na rede municipal, que já conta com o funcionamento em tempo integral dos Cais do Jardim Progresso e Abadia Lopes da Fonseca, e também do Hospital Municipal Jamel Cecílio, que terá sua demanda desafogada.
A Prefeitura já encaminhou para a Câmara Municipal o projeto que estabelece os termos da parceria para funcionamento do novo hospital, que será inaugurado em breve, e define a UPA como campo de estudo e de trabalho para os estudantes da área de saúde do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA). No encontro, realizado na sala da presidência da AEE, também estavam presentes o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, o procurador-geral Edmar Silva, e o coordenador da UPA 24 Horas, Marcelo Cecílio Daher. Participaram, representando a AEE, o primeiro vice-presidente, Ernei de Oliveira Pina, o primeiro-tesoureiro, Francisco Barbosa de Alencar, e o reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, uma das instituições de ensino superior mantidas pela AEE.
O convênio vai garantir, ao mesmo tempo, a abertura de campo de trabalho para os futuros profissionais dos cursos da área de saúde oferecidos na UniEVANGÉLICA – Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia – e o funcionamento imediato da UPA, com atendimento de qualidade. O médico Marcelo Daher, que vai coordenar a UPA, explica que a gestão da unidade hospitalar será compartilhada. A Funev vai indicar os diretores acadêmico e financeiro e a Secretaria de Saúde, as diretorias geral e técnica. “Nosso objetivo é preparar a UPA para se tornar, no futuro, um centro de pesquisas”, destaca.
O presidente da AEE afirma que a parceria entre a Prefeitura e AEE representa uma conquista para a comunidade anapolina e que se estende aos municípios vizinhos ao garantir a ampliação da rede de atendimento médico-hospitalar da cidade. Ela acrescenta que esse trabalho conjunto apresenta todos os elementos para garantir bons resultados tanto a favor dos estudantes, com a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, quanto para os cidadãos, que vão receber assistência de qualidade,
UPA 24 Horas
O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, ressalta que com o novo Hospital Municipal da Vila Esperança – UPA 24 Horas, a população contará com atendimento emergencial dia e noite em várias especialidades médicas como clínica-geral, cirurgia-geral, pediatria e ortopedia, além de outros profissionais da saúde como enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, maqueiros, entre outros.
A estrutura física é moderna e conta com recepção, farmácia, consultórios médicos, salas de procedimentos para sutura, curativo, medicação, gesso, raio-x, eletrocardiograma, 18 leitos de observação (masculino, feminino e infantil), sala de urgência com quatro boxes de reanimação, laboratório, além de cozinha, banheiros, dormitórios e lavanderia.
Assessoria de Comunicação