Prefeitura entrega UBS do Castelo Branco
Atual gestão já inaugurou três Unidades Básicas de Saúde. Em junho, mais uma será entregue na Vila União
A Prefeitura de Catalão entregou na noite desta quarta-feira, 24, mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), desta vez no bairro Castelo Branco. Com esta, já são três UBS’s à disposição da comunidade, também nos bairros Pontal Norte e Evelina Nour II. A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Jardel Sebba (PSDB), a primeira dama e secretária de Promoção e Ação Social, Anna Sebba, o deputado estadual Gustavo Sebba, vereadores, secretários municipais e moradores do Castelo Branco e bairros adjacentes.
A UBS do Castelo Branco teve investimentos de R$ 753.585 mil, sendo uma parceria entre governo federal e a administração municipal, que destinou mais de R$ 300 mil para o projeto da nova Unidade Básica de Saúde. “É mais uma UBS que entregamos à população catalana e em junho, inauguraremos outra na Vila União, e, posteriormente, nos bairros Copacabana e Américas. Eu prometi seis UBS’s, mas estamos trabalhando para entregar mais duas, até o fim do ano, no bairro Europa e outra em local a ser definido. Enquanto o que vemos em outras cidades, é hospital sendo fechado, mau atendimento na saúde, aqui em Catalão, temos conseguido fazer o melhor nesta área, como, por exemplo, as UBS’s e ainda a UPA, que abrirá suas portas dia 1º de junho”, destacou o prefeito.
A unidade é destinada e apta a abrigar, no mínimo, uma equipe de Atenção Básica, que contempla médicos, odontólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta e agentes de saúde. Serão oferecidos serviços de prevenção, imunização, clínica geral, ginecologia, odontologia, além de atendimento especializado a grupos de tabagismo, diabéticos e hipertensos, gestantes e crianças, hanseníase, tuberculose, obesidade e trabalhos junto às escolas. Aproximadamente, a UBS terá capacidade de atender de 100 a 120 pessoas por dia. “A UBS do Castelo Branco começará a funcionar na próxima segunda-feira, 30, às 7 horas da manhã. Aqui também funcionará uma farmácia com medicamentos necessários, evitando que os pacientes tenham que se deslocar até a Farmácia Municipal, no centro, e ainda colocamos uma Academia ao Ar Livre. É a assistência da saúde com qualidade, prioridade da atual gestão”, salientou o secretário de Saúde, Clayton Peixoto.
A UBS do Castelo Branco foi denominada Maria Carolina Mesquita Netto, projeto do vereador Silvano Batista. Ela foi fundadora da Associação dos Diabéticos do Sudeste Goiano (ADISGO) e da Associação dos Renais Crônicos, e ainda participou de movimentos sociais e pastorais da Igreja Católica. A família de Maria Carolina, incluindo a filha, a jornalista Cristina de Mesquita, e o viúvo, João Enéas, compareceu à solenidade. “É muito gratificante e mais que justa a homenagem para minha mãe, o nome dela em uma unidade de saúde, porque ela era uma pessoa que muito trabalhou nesta área e nas questões sociais, mesmo enfrentando várias doenças ao longo de sua vida. Ela nos deixou um grande legado”, frisou Cristina.
Para João Enéas “se tem alguém que merecia uma homenagem assim, era a Maria Carolina, porque trabalhou no anonimato, para que as pessoas pudessem ter uma condição melhor de vida, uma saúde melhor. Ela fez da dor dela, um meio, um instrumento para ajudar o próximo”.
Moradores aprovam nova UBS
Sandra Margarete Pereira, moradora do bairro há oitos anos, fez questão de prestigiar a inauguração da UBS. “Foi muito bom para nós, para nosso bairro, e eu gostei demais. Ficou perto da minha casa, o prédio é grande e tem equipamentos novos. Foi um presente para o Castelo Branco”, comemorou.
Com uma casa em frente à nova Unidade Básica de Saúde, Ana Lúcia dos Santos entrou no prédio da UBS logo após a inauguração. “Eu vim conhecer a UBS e estou contente, porque vai facilitar muito para nós moradores, que teremos um espaço melhor para atendimento da saúde, e no meu caso, bem em frente da minha casa”, afirmou.
ASCOM / Prefeitura