Materno Infantil cria Núcleo de Segurança do Paciente
O Hospital Materno Infantil oficializou nesta terça-feira (19), a criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). O núcleo é formado por funcionários do HMI e é uma exigência da Resolução da Diretoria Colegiada de número 36 (RDC 36/2013) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Materno Infantil é o primeiro hospital em Catalão a implementar o NSP.
O Núcleo vai atuar com base no que estabelece a portaria Nº529 e RDC Nº36 da Anvisa, que institui as ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde. De acordo com o diretor geral do HMI, Dr. Fernando Braga, todos os esforços serão concentrados para normatização do HMI junto à Anvisa.
O Núcleo de Segurança do Paciente irá desenvolver um Plano de Segurança do Paciente (PSP), tendo como princípios norteadores a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde, a disseminação sistemática da cultura de segurança, a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.
Segundo o vice-presidente do Núcleo e diretor técnico do HMI, Wilson Teles, este é um importante passo dado pelo Hospital no sentido de assegurar a todos uma melhor qualidade no atendimento e no serviço. “O núcleo tem autoridade, responsabilidade e poder para criar o plano de segurança e executar todas as ações necessárias para que ele efetivamente funcione”, completa.
O NSP do HMI é formado pelos seguintes membros: Presidente – Cássia Fernanda Azevedo (psicóloga), Vice-presidente – Wilson Teles (diretor Técnico), Secretária – Isaudete do Carmo Oliveira (enfermeira) e as demais Zileide Maria Nery (enfermeira) e Aline Jordão ( nutricionista). A enfermeira Dilceleide da Silva Duarte do serviço de infecção hospitalar também acompanhou a reunião.
Assessoria de Imprensa HMI