Sem categoria

Jardel: criação da UFCAT é vitória de todos nós

Spread the love

jardel

O prefeito de Catalão Jardel Sebba comemora a criação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) a partir da Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Catalão. “Essa é uma conquista não somente da comunidade acadêmica, mas de Goiás e especialmente do sudeste goiano”, diz.  A presidente Dilma Roussef assinou nesta segunda-feira, 9, no Palácio do Planalto, uma mensagem que será enviada ao Congresso Nacional propondo a criação de cinco novas universidades federais, entre elas, a de Catalão e Jataí.

Em novembro de 2015, ela havia feito o comunicado ao governador Marconi Perillo e chegou a agendar data para visita às duas cidades com o intuito de oficializar a criação das instituições de ensino. A presidente, porém, teria sofrido grande pressão do deputado federal Daniel Vilela e do deputado estadual Adib Elias (ambos do PMDB) que não mediram esforços para evitar que Jardel Sebba e Marconi Perillo capitalizassem a conquista.

Marconi chegou a receber o título de doutor “honoris causa” pelo longo histórico de apoio à Universidade Federal de Goiás, instituição que dará origem às duas novas universidades.  Jardel Sebba também é um reconhecido padrinho do câmpus avançado da UFG em Catalão. Como deputado estadual ele foi responsável pela construção do anfiteatro e biblioteca. Como prefeito, ele urbanizou o câmpus, e assinou o protocolo que intenções para criação do curso de medicina, que deu fôlego à luta pela autonomia. O deputado Gustavo Sebba também deu importante contribuição ao designar emenda de R$ 3 milhões para construção do prédio que vai abrigar o novo curso.

Jardel não esconde a felicidade. “Cheguei a temer que ingerências políticas por puro ciúme e politiquice inviabilizassem a concretização desse sonho acalentado desde a década de 80. Graças a Deus venceram os interesses da nossa gente”, comemorou.

Segundo Jardel, com a autonomia a UFCAT vai conquistar mais recursos, agilidade administrativa, possibilidade de criar novos cursos de acordo com a demanda local. “A universidade também poderá ampliar a prestação de serviços, tornando-se ainda mais próxima da sociedade”, pontuou.

ASCOM / Prefeitura