NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás esclarece que as vacinas para a Campanha de Vacinação contra Influenza estão sendo entregues por etapas pelo Ministério da Saúde (MS) aos Estados. Até o momento, foram enviadas pelo MS aproximadamente 600 mil doses para Goiás, mas o repasse programado pelo órgão para o Estado é de 1,6 milhão de doses até o fim da campanha, que ocorre em 20 de maio.
A Secretaria esclarece também que campanha nacional começa somente no dia 30 de abril. Em Goiás, a Secretaria de Saúde decidiu antecipar a vacinação em razão do surto de H1N1 em Rio Verde – uma situação atípica, já que normalmente os casos de H1N1 começam a ser registrados somente no mês de junho.
Para evitar o uso indevido da vacina e garantir que toda a população dos grupos prioritários de Goiás recebam as doses, a SES-GO começou nessa quinta-feira (14.04) o envio a todos os municípios goianos de uma carta para alertar os gestores municipais sobre a responsabilidade de fazerem o uso correto das cotas das vacinas que receberem, destinado-as exclusivamente para os grupos prioritários. Por meio da carta, a Secretaria orienta ainda que os municípios iniciem a vacinação imediatamente após receber a primeira cota da vacina.
No Estado de Goiás, os grupos prioritários correspondem a cerca de 1,5 milhão de pessoas. A campanha de vacinação tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus nessa população, pois é a têm mais risco de sofrer o agravamento da gripe.
Da SES