Grande procura faz vacinas contra H1N1 esgotarem nos postos de saúde
As vacinas contra a influenza A ou H1N1 acabaram em apenas dois dias nos postos de saúde de Catalão, devido a grande procura. A previsão de chegada de novos lotes é para as próximas semanas.
De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), as doses das vacinas serão disponibilizadas em quatro etapas e segunda remessa, equivalente a 35% do total estimado para parte do Sudeste do Estado, devem ser entregue até o dia 05 de maio.
Logo no início da campanha de vacinação, antecipada na maior parte do país para o dia 12 de abril, 30 mil doses foram enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para a região da Estrada de Ferro (Sudeste de Goiás), sendo que pouco mais de 9 mil foram destinadas a Catalão. A quantidade foi considerada insuficiente para atender a demanda estimada de cerca de 16 mil pessoas do grupo prioritário da cidade, e mais de 60 mil de todos os municípios vizinhos.
Segundo Severo Neiva, gerente da Regional de Estado da Saúde, não é preciso alarde da população e todos aqueles preconizados pelo MS serão imunizados. “É preciso que todos tenham os cuidados necessários para evitar a transmissão da doença, ou seja, evite lugares públicos, cubra a boca ao tossir, lave sempre as mãos, se alimente bem e beba muita água. No mais, assim que as vacinas chegarem vamos avisar a todos”, afirma.
Podem se vacinar gratuitamente nos postos de saúde os grupos prioritários: crianças com idade entre seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos acima de 60 anos, mulheres que deram à luz há 45 dias, trabalhadores da saúde e doentes crônicos.
Por: Gustavo Vieira