Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 lota postos de saúde
A campanha nacional de vacinação contra a gripe está marcada pra começar em 30 de abril, mas ao menos 7 estados e o Distrito Federal decidiram antecipar para hoje a aplicação das doses, e entre eles está Goiás. Com isso, o movimento nos postos de saúde de Catalão aumentou consideravelmente.
Só na rede municipal de saúde, para essa que é a primeira etapa de vacinação, serão disponibilizados 9 mil doses para pessoas que fazem parte dos grupos de risco. Em toda a região devem ser vacinados mais de 60 mil indivíduos até o dia 20 próximo, sendo que em torno de 16 mil apenas em Catalão.
Segundo Luciana Martins da S. Ramos, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, todos os cidadãos alvo da campanha de imunização contra a gripe H1N1 serão atendidos. “Pode haver de essa remessa terminar muito rápido devido a grande procura nos postos de saúde, mas a população pode ficar despreocupada que logo chegarão mais vacinas”, disse.
Luciana recomendou com extrema atenção que é importante que não sejam formadas grandes filas nos pontos de atendimento para não haver a possibilidade de contágio da gripe, como também de outras doenças. De acordo com ela, os cuidados de sempre lavar as mãos, cobrir a boca ao tossir, evitar locais de grande aglomeração e outros, são ações que devem ser observadas para a proteção contra enfermidades, especialmente as respiratórias.
Com a chegada da temporada de gripe antes do esperado, o Ministério da Saúde liberou estados e municípios para iniciarem a campanha assim que receberem os lotes de vacina. O H1N1 já matou 71 pessoas até 26 de março, segundo o governo.
Com o aumento de mortes em relação a 2015, quando foram registradas 36 mortes durante o ano todo, também cresceu a procura pela vacina entre a população.
A vacinação contra influenza no SUS é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B.
Por: Gustavo Vieira