Sem categoria

Liminar suspende concurso da SAE de Catalão até julgamento final da ação movida pelo MP

Spread the love

concurso

Acatando requerimento da promotora de Justiça Ariete Cristina Rodrigues Vale, o juiz Marcus Vinícius Barreto determinou a suspensão da execução do contrato firmado entre a Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão (SAE) e o Instituto Qualicon para realização de concurso público, em especial a sua homologação para provimento de cargos daquele órgão.

A ordem também é para que sejam inseridos nos sites das duas entidades informações em destaque de que o concurso público regido pelo Edital n° 43/2015 está suspenso por decisão judicial, até o final do julgamento do processo, devendo ser indicado o número do protocolo da ação, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Como forma de garantir eventual determinação de ressarcimento aos candidatos, foi ordenado o bloqueio dos valores existentes na conta corrente do Instituto Qualicon, em que foram lançadas a crédito as inscrições relativas a esse concurso, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

As irregularidades
No final de fevereiro de 2016, o MP chegou a recomendar que a prefeitura adotasse várias providências relativas à contratação dessa empresa, inclusive a anulação do contrato firmado e a devolução das inscrições pagas aos candidatos que não quisessem prestar novo concurso.

Na ocasião, foi requerida a abertura de novo procedimento administrativo para a contratação de outra instituição ou empresa para realização de novo certame, desta vez precedido de processo licitatório, conforme prevê a Lei de Licitações. A falta de licitação foi um dos motivadores da propositura da ação, tendo sido constatadas também várias inadequações na aplicação das provas e critérios de classificação. Irregularidades semelhantes já foram flagradas em outros concursos conduzidos pela empresa, inclusive o da prefeitura de Catalão, que também foi suspenso.

(Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)