Sem categoria

Município descarta comprar vacinas contra a H1N1; Estado antecipa vacinação

Spread the love

vacina-H1N1

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida no dia 05, um dos assuntos que ganhou destaque foi a gripe A. Dois vereadores sugeriram ao Executivo catalano que ofereça de graça à população a vacina contra a gripe H1N1.

O debate começou pelo vereador Vandeval Florisbelo (PMDB), que direcionou a sua petição à secretaria de Saúde em discurso na tribuna. “Na rede pública não tem mais e nas clínicas particulares o custo da dose gira de R$ 90,00 a até mais de R$ 120,00. O pobre não tem condições de arcar com esse custo e por isso está correndo riscos”, explicou.

A proposta do peemedebista foi acompanhada pela tucana Regina Félix. Segunda a vereadora, o medicamento poderia ser adquirido não priorizando todos os grupos, vendo assim a possibilidade de atender os catalanos sem muito onerar os cofres públicos.

A reportagem conversou com o secretário municipal de Saúde, Clayton Peixoto dos Santos, que disse não ter recebido as solicitações do edis ainda, mas adiantou que seria inviável comprar as vacinas para serem distribuídas na rede de Saúde de Catalão.

Clayton explicou que a burocracia para obter as medicações implicaria em tempo e gasto desnecessário. “Tempo porque os fabricantes não estão conseguindo atender a demanda do país, e por isso não receberiam nenhum pedido extra. E não seria interessante comprá-las agora porque o governo federal vai iniciar a campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 no fim do mês, em 30 de abril, ou seja, até sermos atendidos pelos laboratórios, caso comprássemos, o período de imunização já teria começado e por isso não vemos como a melhor medida a ser adotada no momento”, afirma.

A campanha nacional de vacinação está prevista para ocorrer entre os dias 30 de abril a 20 de maio. O ministério da Saúde anunciou que nas três primeiras remessas da vacina, a serem enviadas até o dia 15 de abril, os estados vão receber ao todo 25,6 milhões de doses, o que corresponde a 48% do total de lotes a serem encaminhados para toda a campanha deste ano. Do montante, 5,7 milhões serão entregues ao estado de São Paulo, onde já foram registradas cerca de 40 mortes atribuídas ao vírus H1N1.

Goiás antecipa vacinação

Em razão de surtos de influenza A, o governo de Goiás, por meio do secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, anunciou na manhã desta quarta-feira (6/4) que a campanha de imunização será iniciada no dia 12, próxima terça-feira, nos postos de saúde das cidades de Goiânia, Anápolis e demais municípios da região central do estado.

A meta é vacinar pelo menos 80% dos grupos de risco e as vacinas só devem abastecer todo o interior a partir do dia 18. Um milhão e 600 mil vacinas devem atender a demanda.

Grupos de risco

Fazem parte dos grupos prioritários crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após parto e idosos, bem como profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade. De acordo com o secretário, esses grupos respondem por 70% dos óbitos por Influenza A.

Por: Gustavo Vieira