Ovos de Páscoa: comprar ou não comprar, eis a questão
Os corredores dos supermercados e lojas especializadas em chocolates em Catalão estão com muito menos ovos de Páscoa, e os preços bem mais salgados em relação ao ano passado tem afastado os consumidores. A maioria diz que vai economizar comprando muito menos – se comprar.
Essa mudança foi explicada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A entidade apontou que caiu 7% o valor nominal da compra de ovos por parte dos varejistas junto aos fornecedores, e que nos supermercados a baixa é de 12,6% ou ainda muito maior em determinadas regiões.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim Balas e Derivados (Abicab), os fabricantes de chocolates, também afetados pela crise econômica, diminuíram o tamanho das guloseimas para garantir “mais” [entre aspas mesmo] variedades aos clientes.
Assim como em 2015, cerca de 20 mil toneladas serão ofertadas esse ano em todo o país, mas o que não ficou favorável ao bolso foi o preço. Com a diminuição de cerca de 40% do produto, o custo subiu até 10% e o setor espera prejuízo.
Essa época do ano começam a surgir também as famosas comparações entre os preços de ovos de Páscoa e das barras de chocolate. Normalmente os apontamentos, comuns de se verem nas redes sociais, procuram mostrar o quanto o chocolate no ovo custa mais caro que o chocolate em barra.
De acordo com as principais marcas, em resposta a pesquisa da Abicad, o valor elevado do ovo de chocolate se dá devido ao aumento dos principais ingredientes, como o açúcar e o cacau.
Além de o preço do produto estar em alta, outra questão que muito pesa na compra do doce é a dificuldade financeira do brasileiro. Denise Duarte Mesquita, moradora do bairro Leblon, disse que não pretende presentear ninguém. “Estou desempregada, então não dá pra gastar”. Outro entrevistado fez piada com o assunto: “Acho que nem vou comer um esse ano”, brincou Erivelton Viana.
O Procon de Catalão realizou estudo recente sobre os valores dos ovos de Páscoa e diferentes marcas. Através de sua página no Facebook a instituição faz a divulgação dos levantamentos.
Por: Gustavo Vieira