Sem categoria

OSs e militarização na administração de escolas estaduais é motivo de manifesto

Spread the love

índice

Professores e estudantes de Catalão realizaram na manhã de hoje, 17, uma passeata contra a implantação das Organizações Sociais (OSs) na administração das escolas da rede estadual de Goiás. O ato aconteceu simultaneamente em várias cidades goianas.

O sol escaldante não foi empecilho para desanimar os manifestantes, que saíram em caminhada da Praça Getulio Vargas, percorreram ruas e avenidas até chegarem ao ponto de onde partiram. A organização distribuiu apitos e cartazes e panfletos exibiam o interesse dos participantes.

Professora do Colégio Estadual João Neto de Campos, Patrícia Eugênia Rosa Castro afirmou que a categoria se preocupa com as consequências que a implantação das OSs pode ter sobre o ensino público e acredita que deveria haver mais diálogo com a categoria sobre o assunto. As OSs não garantem melhoria na educação, muito pelo contrário, elas trazem mais insegurança sobre como o dinheiro público será investido. Então, nós não queremos esse sistema e sim que o Estado cumpra com sua obrigação que é assegurada pela Constituição. É inconstitucional o que o governador Marconi Perillo (PSDB) quer, um autoritarismo violento contra os professores e a população”.

O governo já anunciou que cerca de 300 escolas serão entregues às OSs e que 7 devem tornar militares ainda este ano.

índice.jçpg

A estudante Michele D. da Silva, vice-presidente do Grêmio Estudantil da escola, disse que teme que a implantação das OSs possa prejudicar o ensino. “A terceirização pode acabar com o concurso público. Eu acho que o concurso é a melhor forma de escolher o professor para me ensinar e acho que a minha educação vai ficar prejudicada com a administração das OSs”, afirma.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintego), Maria Moura, comparou a ação do governo como uma imposição ditatorial e perigosa para o futuro da Educação. “Mas nós vamos até o fim dizendo não às OSs e não à militarização também, custe o que custar”, disse.

Os que são OSs?

As OSs são entidades sem fins lucrativos, que recebem recursos do estado para administrar um determinado órgão público. Em Goiás, esse modelo de gestão já é aplicado em hospitais, mas é inédito na Educação.

Por: Gustavo Vieira