Câmara aprova projeto para ajudar trabalho em equoterapia
No dia 29 de outubro DE 2014 a Câmara Municipal de Catalão aprovou com o aval de todos os vereadores o Projeto de Lei nº 106/14, de autoria do vereador Pedrinho Henrique (PSD), que confere utilidade pública municipal à Associação Catalana de Equoterapia (Ascate). Com isso, a Ascate, que é uma instituição supra partidária e sem fins lucrativos, pode receber do poder público recursos financeiros e quaisquer incentivos também de outra ordem.
Justamente por essa ação é que a associação vai poder receber subvenção financeira do governo municipal nos próximos dias, iniciativa proposta pelo próprio Executivo através do Projeto de Lei nº22/16. O texto foi aprovado por unanimidade na 8ª sessão da Câmara do ano, ocorrida nesta terça-feira (15).
Fundada em 12 de setembro de 2013, a entidade presta seus serviços gratuitos de equoterapia à pessoas com deficiência ou necessidades especiais de todas as idades por meio do projeto “Caminhar com um amigo é viver sem limites”. “Vi com bons olhos o projeto e acho que esse dinheiro (R$ 31 mil) será de grande importância para ajudá-los nesse trabalho difícil e ainda pouco reconhecido”, disse Juarez Rodovalho (DEM), presidente da Câmara.
Os atendimentos da Ascat se dão todas as quartas das 14h às 18h no parque de exposições da cidade, e são realizados por uma equipe multidisciplinar voluntária composta por fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, psicólogos, psicopedagogo e instrutor de equitação.
Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
Por: Gustavo Vieira