Reservatórios produtores de energia da região estão longe de ficarem cheios
As informações sobre como estão os níveis dos reservatórios produtores de energia da região sempre são atualizadas aqui, no Blog. Sabendo que o volume das represas em Goiás está em níveis preocupantes, observando ainda que o período chuvoso está bem perto do fim, a condição pode se agravar em algumas bacias.
Os cinco reservatórios produtores de energia do Eixo Paranaíba, entre os Estados de Goiás e Minas Gerais, por exemplo, apresentam juntos volume útil de apenas 52,78% da capacidade total. O dado é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que mês a mês monitora as principais reservas hídricas destinadas a geração de eletricidade em todo o país.
De acordo com os levantamentos, a represa que conta com melhor volume é da Hidrelétrica de São Simão, no município de São Simão, que mostra no momento 84,21% de sua contenção máxima.
Contando com pouco mais da metade do volume hídrico da primeira barragem, o lago da Usina Hidrelétrica de Emborcação, em Três Ranchos, está agora com 45,52% do total.
Já hidrelétrica de Itumbiara apresenta hoje índice de 47,64% contra 34,52% de Serra do Facão, no perímetro de Catalão, e 34,07% de Nova Ponte – MG. O ONS concluiu as análises nesta segunda-feira, ontem, 07.
O leitor pode verificar estes e outros dados, inclusive verificar históricos, produção de energia, consumo e várias informações acessando o ons.org.br.
Por: Gustavo Vieira/Imagem: ilustrativa