Prefeitura estuda demolir antigo terminal de coletivos
A administração municipal planeja demolir o antigo terminal rodoviário de Catalão, localizado na Avenida Raulina Fonseca Pascoal. O terreno onde a central desativada de coletivos fica está sobre o Córrego Pirapitinga e pode ser levada ao chão muito em breve.
Tudo porque, além das chuvas torrenciais dos últimos dias que provocaram alagamentos e estragos na região, seria o prédio o responsável por favorecer o desmoronamento das paredes de contenção do canal por onde passa o riacho. Isso foi o que disse supor César José Ferreira, secretário municipal de Infraestrutura.
“Convidamos o Corpo de Bombeiros e técnicos para verificação e elaboração de um laudo técnico para apontar a situação do local. Quando o terminal foi construído ele foi alvo de muita crítica e discussão justamente pelo lugar onde se encontra, e se for verificado que aquela estrutura está comprometendo a área vamos sim demoli-lo”, explicou César. Cerca de R$ 400 mil reais serão necessários para resolver o problema.
O secretário contou ainda que o terreno não tem resistência para suportar o transitar de veículos como ônibus e que isso foi um dos agravantes para o desbarrancamento do solo. Vale destacar que o terminal está desativado desde setembro de 2014 e nenhum coletivo do transporte urbano vinha utilizando a parada de embarque e desembarque. Outro detalhe é que a erosão se encontra a alguns metros da estação.
A população e os comerciantes da região é que não gostaram da novidade. “Tem tempo, mas muito tempo que eles foram avisados de que esse desmoronamento poderia ocorrer; nós mesmos que avisamos. Os bombeiros foram chamados, a prefeitura também esteve aqui e se tivessem tapado uma simples fissura que tinha surgido isso não teria acontecido”, disse Marco Aurélio, proprietário de uma loja de materiais de construção.
“O problema aqui foi falta de manutenção e só isso. Não tem nada a ver com o terminal porque moro aqui em frente e vi dia após dia uma infiltração acabando com as paredes do canal do córrego”, disse uma mulher que mora em frente ao lugar e que preferiu não ser identificada.
O terminal rodoviário foi inaugurado na gestão de Adib Elias (PMDB), ex-prefeito de Catalão nos anos de 2001 a 2008. O peemedebista, atualmente deputado estadual, é o principal rival político do chefe do Executivo Municipal.
Por: Gustavo Vieira